- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do México declara que fará consulta popular sobre sua permanência no poder

© AP Photo / Marco UgarteA presidente do México, Claudia Sheinbaum, durante entrevista coletiva em novembro de 2025
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, durante entrevista coletiva em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2025
Nos siga no
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou nesta segunda-feira (17) que realizará uma consulta popular para decidir se ela deve ou não continuar na liderança do Executivo do país.
A declaração ocorre após protestos organizados por grupos de jovens da Geração Z contra seu governo e a violência imposta por carteis de drogas, neste fim de semana, que acabou em confronto com forças de segurança e centenas de feridos.
Durante a marcha houve palavras de ordem e reivindicações do movimento pela ativação desse processo constitucional. O mecanismo de participação popular está previsto na Constituição e foi proposto pelo antecessor de Sheinbaum e seu aliado, Andrés Manuel López Obrador.

"A revogação de mandato é uma bandeira nossa; quem a propôs foi o presidente López Obrador, ele a levou para a Constituição e, claro, eu vou me submeter à revogação de mandato, porque é isso que a Constituição diz. Além disso, nunca seremos um fardo para o povo, nunca", declarou a mandatária, em sua coletiva de imprensa matutina.

A mandatária ressaltou que em 2027 haverá eleições intermediárias, as quais serão um termômetro de como o país se encontra. "Será um ano agitado [...] Que o povo diga o que quer!", acrescentou ela, que tem mais 70% de aprovação popular, segundo pesquisas nacionais.
Treze pessoas morreram em explosão de gasoduto na Cidade do México - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2025
Panorama internacional
Protesto da Geração Z na capital do México termina em confrontos e centenas de feridos
A revogação de mandato foi um projeto impulsionado pelo ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), incluído na Constituição mexicana em 2021 e realizado pela primeira vez em 2022.
No protesto, os manifestantes entoaram palavras de ordem contra a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o partido governista Morena, e exigiram justiça pelo assassinato de Carlos Manzo, prefeito de Uruapan, Michoacán, em 1º de novembro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала