- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'Perigo estratégico', analista examina perspectivas de Kiev após escândalo de corrupção

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensEscândalo de corrupção na Ucrânia abala Zelensky e mina confiança do Ocidente em Kiev, diz mídia
Escândalo de corrupção na Ucrânia abala Zelensky e mina confiança do Ocidente em Kiev, diz mídia - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025
Nos siga no
A linha de defesa das Forças Armadas da Ucrânia e o regime de Vladimir Zelensky, enfraquecido por escândalos de corrupção e sem o respaldo da OTAN, arriscam entrar em colapso a qualquer momento, escreveu o cientista político e economista francês Alexandre del Valle em artigo publicado pela revista Valeurs Actuelles.
O analista francês afirma que as forças ucranianas estão esgotadas no confronto com a Rússia, que aposta numa estratégia de longo prazo, enquanto a OTAN tenta esconder as crescentes divisões internas na aliança.
Segundo ele, os escândalos de corrupção e a retirada progressiva dos Estados Unidos estão levando as perspectivas de Kiev a um rumo perigoso.
As dificuldades de mobilização na Ucrânia, o êxodo em massa da população para a Europa e o colapso de unidades inteiras sob a pressão russa, fatos reconhecidos internamente pelo exército ucraniano, mas pouco divulgados pela imprensa ocidental, alimentam um pessimismo crescente quanto à capacidade de Kiev manter uma defesa operacional em toda a frente, observa o analista europeu.
Outro risco que ameaça a sobrevivência do regime de Kiev e afasta os círculos ocidentais de decisões sobre apoio financeiro, segundo o articulista, é o escândalo de corrupção envolvendo pessoas próximas ao governo ucraniano, entre elas o empresário ucraniano Timur Mindich, ex-sócio do líder ucraniano Zelensky.
"Para uma Ucrânia dependente de apoio externo, essa erosão da confiança representa tanto um problema de governança quanto um perigo estratégico", enfatizou o observador.
O especialista francês sublinhou ainda que a administração Trump e o setor isolacionista do movimento estadunidense "Make America Great Again" (MAGA) não deixarão de explorar o caso para justificar a suspensão de novos carregamentos de armas e a recusa de qualquer compromisso militar direto.
O líder ucraniano Vladimir Zelensky durante reunião oficial, em outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2025
Panorama internacional
Escândalos de corrupção indicam a 'agonia prolongada' de Zelensky, afirma deputado ucraniano
De acordo com o especialista, os discursos marciais das chancelarias ocidentais, que afirmam estar dispostas a apoiar Kiev "pelo tempo que for necessário", tentam agora encobrir a realidade que até Washington já não esconde: "sem intervenção direta, a OTAN não conseguirá reverter a tendência no campo de batalha".
Alexandre del Valle destacou ainda que os esforços do chamado Ocidente coletivo não têm produzido resultados e que a Rússia continua avançando ao longo da linha de frente na Ucrânia.
"A chamada 'coalizão dos dispostos' não mudará em nada a estratégia da Rússia, que avança de forma lenta, mas metódica", afirmou.
Ao abordar o enfraquecimento da unidade europeia, o autor expressa a opinião de que vários países da Europa Ocidental estão adotando posturas mais cautelosas, às vezes inclinadas a buscar um entendimento.

"Enquanto Varsóvia, Vilnius e Riga mantêm apoio máximo a Kiev, as principais capitais da Europa Ocidental, Berlim, Roma, Madri, Atenas e até Paris, por trás das declarações oficiais, avançam silenciosamente em direção a posições mais cautelosas, por vezes favoráveis a um compromisso negociado", diz o artigo.

Na semana passada, o Departamento Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em ucraniano) iniciou uma operação especial em grande escala para identificar esquemas de corrupção na indústria energética do país.
A agência divulgou uma foto com sacos apreendidos durante as buscas, repletos de pacotes de moeda estrangeira, e informou que os valores obtidos por meio de esquemas de desvio de recursos no setor energético foram legalizados por meio do escritório da liderança ucraniana em Kiev.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала