- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Peru inaugura unidade de controle contra o crime transnacional no megaporto de Chancay

© AP Photo / Guadalupe PardoContêiner em meio as obras de construção do porto no Peru financiado pela China. Chancay, 29 de outubro de 2024
Contêiner em meio as obras de construção do porto no Peru financiado pela China. Chancay, 29 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2025
Nos siga no
O governo do Peru inaugurou uma Unidade de Controle Conjunto no Porto de Chancay, voltada para combater o crime transnacional.
A unidade reúne diversas instituições peruanas responsáveis pelo controle de drogas e fiscalização portuária, com o objetivo de analisar e inspecionar contêineres para impedir a entrada e saída de mercadorias ilícitas, especialmente drogas.
A iniciativa faz parte do Programa Global de Controle de Contêineres da ONU, em parceria com a Organização Mundial das Alfândegas (OMA), e busca fortalecer a segurança em um porto estratégico que deve movimentar grande volume de importações e exportações.
Três escâneres serão instalados para reforçar o controle aduaneiro, garantindo maior fiscalização sobre a carga que entra e sai do país.
Vista geral do porto de Chancay, que após a inauguração se tornará o maior da América Latina. Peru, 29 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2024
Panorama internacional
Pacífico à vista: maior porto da América Latina, no Peru, impulsionará indústria naval brasileira?
Primeiro porto construído na América Latina com maioria de capital chinês, o terminal de Chancay, a 60 quilômetros de Lima, promete se tornar o principal centro de conexão da região com a Ásia. Ao todo, o custo foi de US$ 3,6 bilhões (R$ 20,6 bilhões).
A inauguração da primeira etapa das obras acontece também em meio ao lançamento pelo governo federal brasileiro de cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, para justamente encurtar a distância do país até o Oriente. Entre as propostas está a rota Amazônica, que integra Peru e Colômbia.
Para além da questão logística, o novo porto pode estimular o crescimento da indústria naval brasileira, que viveu um de seus tempos de ouro entre 2007 e 2011.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала