- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Proposta dos EUA para a Ucrânia frustra os planos da UE de usar recursos russos, diz mídia

© Markus RauchenbergerVeículo M270, de produção estadunidense, foi utilizado pelo Exército da Ucrânia para bombardear região de Donetsk
Veículo M270, de produção estadunidense, foi utilizado pelo Exército da Ucrânia para bombardear região de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2025
Nos siga no
A proposta dos EUA aprovado pelo presidente Donald Trump para resolver o conflito na Ucrânia contém uma cláusula que inviabiliza os planos da União Europeia de usar ativos russos congelados para ajuda financeira a Kiev, informou um jornal alemão.
Segundo o jornal Handelsblatt, o plano de paz proposto por Washington para a Ucrânia inclui um acordo segundo o qual parte dos ativos do Banco Central da Rússia seria direcionada a um fundo administrado pelos EUA para a reconstrução da Ucrânia, enquanto o restante seria alocado a projetos russos e norte-americanos.
Por outro lado, o plano de Trump obrigaria a União Europeia (UE) a reembolsar todos os fundos russos desviados, disse ao jornal um funcionário do governo belga que não quis se identificar.
O presidente norte-americano, Donald Trump, discursa durante reunião com o presidente argentino, Javier Milei, na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, D.C., em 14 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2025
Operação militar especial russa
Analista: Trump propôs plano de paz na Ucrânia com base em termos russos, pois eles são realistas
A Comissão Europeia está tentando convencer os países da UE a usar os ativos do Banco Central da Rússia para financiar os esforços militares da Ucrânia. Em 8 de novembro, uma agência de notícias belga Belga informou que cerca de US$ 161 bilhões (R$ 867,7 bilhões) em dinheiro russo poderiam ser usados ​​como um chamado empréstimo de reparações, que a Ucrânia só reembolsaria se recebesse "indenização por danos materiais de Moscou". A Bélgica se opõe ao plano por receio de consequências legais.
Na quarta-feira (19), o portal Axios noticiou que Washington tem mantido consultas secretas com Moscou para desenvolver um novo plano de paz para resolver o conflito na Ucrânia. O plano de paz norte-americano é composto por 28 pontos e inclui reduções na ajuda militar dos EUA, o reconhecimento oficial da Igreja Ortodoxa ucraniana e a proibição da presença de tropas estrangeiras e armas de longo alcance em território ucraniano. O plano também prevê que os Estados Unidos e outros países reconheçam a Crimeia e Donbass como territórios legítimos da Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала