- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo da República Dominicana aprova uso de suas bases aéreas pelos EUA

© AP Photo / Matias DelacroixO presidente da República Dominicana, no Caribe, Luis Abinader, vota durante as eleições gerais, na capital Santo Domingo, buscando a reeleição. 19 de maio de 2024
O presidente da República Dominicana, no Caribe, Luis Abinader, vota durante as eleições gerais, na capital Santo Domingo, buscando a reeleição. 19 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2025
Nos siga no
O governo da República Dominicana autorizou nesta quarta-feira (26) o uso temporário de instalações militares por parte dos Estados Unidos, como apoio a missões logísticas em operações antidrogas na região do Caribe.
O anúncio foi feito pelo presidente Luis Abinader durante encontro com autoridades norte-americanas.
A medida envolve uma base aérea e um aeroporto internacional próximos à capital, Santo Domingo, onde aviões dos EUA poderão pousar para reabastecimento e transporte de equipamentos.
"Autorizamos os EUA, por um prazo limitado, a usar áreas restritas na Base Aérea de San Isidro e no Aeroporto Internacional Las Américas", declarou o presidente dominicano, Luis Abinader, à imprensa.
De acordo com o mandatário, isso será para a "operação logística de aviões de reabastecimento de combustível, transporte de equipamentos e pessoal técnico".
A coletiva de imprensa ocorreu por ocasião da visita do secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, ao país caribenho.

Traficantes de drogas serão 'eliminados'

Hegseth fez declarações contundentes sobre a atuação dos EUA contra traficantes de drogas após um tiroteio em Washington, EUA, que terminou com dois membros da Guarda Nacional gravemente feridos, segundo autoridades locais.

"Se você é um narcoterrorista que pretende levar drogas aos Estados Unidos, vamos encontrá-lo, puni-lo e eliminá-lo, porque temos todo o direito do mundo. Contamos com muitos advogados e analistas de inteligência. Sabemos exatamente quem estamos mirando e por quê. Se você estiver envolvido nessa conduta, nós o mataremos”.

Hegseth, disse ainda que o presidente Donald Trump ordenou o envio de 500 soldados adicionais para Washington, D.C.
O governo Trump já havia ameaçado, em ocasiões anteriores, realizar ataques contra cartéis, especialmente dentro do território mexicano, no contexto da presença militar que Washington mantém no Caribe, supostamente para combater o tráfico de drogas.
Foto oficial dos presidentes da 7ª Cúpula das Américas - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2025
Panorama internacional
República Dominicana adia realização da Cúpula das Américas para 2026 em meio às tensões na região
Mais cedo, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, esteve no país para reforçar a cooperação militar com a região e declarar o "compromisso com a segurança do continente". A medida ocorre em meio o aumento da presença militar dos EUA na região do Caribe.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала