'É ridículo': Trump reconhece que a Rússia tem muitos mais quebra-gelos do que os EUA
23:34 27.11.2025 (atualizado: 23:37 27.11.2025)

© Sputnik / Valery Melnikov
/ Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (27) que vai ampliar a frota de quebra-gelos que o país possui.
"Temos 11 [quebra-gelos] em construção neste momento. Não tínhamos nenhum. Só temos um em todo o país. A Rússia tem 48 e nós temos um: isso é simplesmente ridículo. Por isso, estamos construindo-os em conjunto com a Finlândia e outras empresas que os fabricam", declarou Trump a jornalistas, em coletiva de imprensa na Casa Branca.
Um quebra-gelos é um navio especialmente projetado para navegar por mares e rios cobertos por camadas de gelo de diferentes espessuras.
"A Rússia é o único país do mundo capaz de produzir em série quebra-gelos potentes e confiáveis de propulsão nuclear […] utilizando suas próprias tecnologias nacionais", disse recentemente o presidente russo Vladimir Putin.
O Stalingrado é o quebra-gelos nuclear que marca uma nova era russa no Ártico, já que contribuirá de maneira significativa para a economia da Rota Marítima do Norte, segundo Putin.
Moscou opera a maior frota de quebra-gelo do mundo, com 42 navios, entre eles oito nucleares e 34 diesel-elétricos e brigadas treinadas para atuar com temperaturas de frio extremo. A Rússia também modernizou dezenas de bases no Norte, com pistas, radares e sistemas de defesa aérea.
Dentre os submarinos nucleares russos, os da classe Borei são capazes de transportar 16 mísseis balísticos Bulava, e os submarinos nucleares da classe Yasen podem transportar mísseis Onyx, Kalibr e Zircon.


