- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataques aos Nord Stream causam 'paradoxo' na Europa, diz especialista

© Sputnik / Dmitry LelchukCentro de logística do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), onde são armazenados tubos para o gasoduto, no porto de Mukran, ilha de Rugen, Alemanha, foto publicada em 23 de julho de 2021
Centro de logística do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), onde são armazenados tubos para o gasoduto, no porto de Mukran, ilha de Rugen, Alemanha, foto publicada em 23 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2025
Nos siga no
A crise energética desencadeada na Europa após o ataque aos gasodutos Nord Stream pode colocar em risco o cumprimento do plano OTAN-2030, afirmou o analista militar russo Aleksei Leonkov em entrevista à Sputnik.
Segundo ele, a destruição das infraestruturas ocorreu "com o consentimento silencioso da Europa" e desencadeou impactos profundos na economia do bloco.
De acordo com Leonkov, a interrupção do fornecimento de gás barato resultou em aumento generalizado dos custos de produção.

"Está acontecendo uma crise econômica e energética. O ataque aos Nord Stream, que ocorreu com o consentimento silencioso da Europa, levou ao fim da energia barata. Tudo o que vocês produzem fica mais caro", afirmou.

Manifestante com a bandeira da UE - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2025
Panorama internacional
Resistência à política da Comissão Europeia sobre a Ucrânia está crescendo na UE, diz eurodeputado
O analista destacou que o material bélico europeu está ficando mais caro do que o estadunidense, mesmo com tarifas adicionais. Esse é o paradoxo que vemos agora, acha o especialista.
Leonkov também alertou que, apesar das dificuldades, os objetivos estabelecidos pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não foram cancelados.

"As metas do plano OTAN-2030 continuam. Até 2030, os exércitos europeus devem se rearmar totalmente com armas convencionais e ampliar seus efetivos. Mas nos últimos cinco anos isso não foi cumprido, e restam apenas mais cinco", explicou.

Soldados do Exército russo disparam contra um drone ucraniano em um local não divulgado na Ucrânia, em 10 de novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2025
Panorama internacional
Plano europeu de guerra contra a Rússia é devaneio de elite política fora da realidade, diz analista
Para ele, a forma encontrada pelos governos europeus para justificar a continuidade do programa tem sido a intensificação do discurso de ameaça.

"A solução tem sido criar tensão, dizendo que a Rússia vai 'devorar' a Ucrânia e depois avançar para a Europa", concluiu.

Nos últimos anos, o Kremlin vem denunciando o aumento das atividades militares da OTAN nas proximidades de suas fronteiras. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia reiterou que o país permanece aberto ao diálogo com a aliança, mas em condições de igualdade e respeito mútuos, alertando que o Ocidente deve abandonar sua política de militarização no continente europeu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала