- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aneel iniciará processo para romper contrato com a Enel após novo apagão em São Paulo

© Foto / Paulo Guereta / Governo do Estado de São PauloO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (centro), em coletiva de imprensa ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (à dir.), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (à esq.), em dezembro de 2025
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (centro), em coletiva de imprensa ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (à dir.), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (à esq.), em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2025
Nos siga no
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciaram nesta terça-feira (16) que o governo federal romperá com a concessionária Enel após novo apagão, que já dura dias.
Durante coletiva de imprensa, Silveira afirmou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciará o processo de quebra de contrato com a Enel, mas não declarou quanto tempo isso pode levar. A empresa tem direito de concessão até 2028.
Tarcísio, por sua vez, declarou que a situação com a Enel é insustentável e a empresa não tem condições de prestar mais o serviço de iluminação para o estado. Já Nunes afirmou que possui documentos que comprovam a ineficiência da concessionária, não só na capital, mas em outros 23 municípios.
A gota d’água para as autoridades em diferentes níveis da estrutura nacional foi o ciclone da última semana em São Paulo, que deixou mais de 2,2 milhões de localidades sem energia.
Queda de árvore obstrui via na Grande São Paulo. - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2025
Notícias do Brasil
Grande São Paulo ainda enfrenta apagão e tem serviços afetados após ciclone histórico
Apesar da união dos poderes contra a Enel, a parceria não aconteceu antes de trocas de farpas públicas. Nunes, na última semana, durante lançamento do canal SBT News, se direcionou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que precisava da ajuda do governo federal para romper o contrato.
Silveira, por sua vez, declarou que Nunes e Tarcísio, dois dos principais nomes da oposição, faziam "disputa política" às custas do apagão, conforme publicado pela Folha de S.Paulo.
"Enquanto o governador e o prefeito preferem transformar um episódio climático extremo em disputa política, o governo do Brasil mantém o foco naquilo que realmente importa: restabelecer a energia elétrica para a população com rapidez e segurança."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала