- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nicolás Maduro e Cilia Flores são levados ao Tribunal Federal de Nova York, para 1ª audiência (VÍDEOS)

© AP Photo / Stefan JeremiahUm veículo blindado que transportava o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores chega ao Tribunal Federal de Manhattan, em 5 de janeiro de 2026, em Nova York.
Um veículo blindado que transportava o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores chega ao Tribunal Federal de Manhattan, em 5 de janeiro de 2026, em Nova York. - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Nos siga no
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, enfrentarão nesta segunda-feira (5) a primeira audiência perante a Justiça dos Estados Unidos, após terem sido sequestrados em Caracas no último sábado (3).
Segundo informações, os processos judiciais nos EUA geralmente começam com a leitura das acusações contra os réus, a verificação de suas identidades e a definição das condições de detenção e de defesa.
De acordo com a mídia, o casal será levado ao meio-dia perante o juiz federal Alvin Hellerstein, que ficará responsável pelo processo contra eles. Ele já conduziu os processos como acusações de abuso sexual contra o produtor de Hollywood Harvey Weinstein e processos contra companhias aéreas envolvidas nos ataques de 11 de setembro de 2001.
No dia 3 de janeiro, os Estados Unidos lançaram um ataque maciço contra a Venezuela, capturando o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, e levando-os para Nova York. O presidente norte-americano Donald Trump anunciou que Maduro e Flores serão julgados por suposto envolvimento em "narcoterrorismo" e por representarem uma ameaça, inclusive aos EUA.
Caracas solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU em resposta à operação dos Estados Unidos. O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela nomeou a vice-presidente Delcy Rodríguez como chefe de Estado interina.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia manifestou solidariedade ao povo venezuelano, pediu a libertação de Maduro e de sua esposa e alertou para a necessidade de evitar uma escalada ainda maior do conflito. A China exigiu a liberação imediata dos dois, reforçando que as ações dos EUA violaram o direito internacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала