- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zakharova critica declaração dos EUA sobre operação 'sem derramamento de sangue' na Venezuela

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMaria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, durante briefing em Moscou, em 22 de novembro de 2023
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, durante briefing em Moscou, em 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2026
Nos siga no
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, expressou nesta quarta-feira (7) sua surpresa com a alegação de Washington de que sua operação militar na Venezuela foi sem derramamento de sangue, apontando para as dezenas de venezuelanos e cubanos mortos.

"O que você quer dizer com 'ninguém morreu'? E os cidadãos da Venezuela e de Cuba, não são pessoas? Eu tenho uma pergunta: em que dimensão estamos vivendo? Quero uma resposta", destacou a representante oficial do Ministério de Relações Exteriores da Rússia.

Zakharova lembrou ainda que há poucos dias, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, enviou felicitações de Natal ao seu homólogo russo, Serguei Lavrov, e aproveitou para além de parabenizar o Departamento de Estado pelo Natal, questionar sobre as declarações do departamento sobre a operação na Venezuela.

"Quando os EUA dizem que esta suposta operação foi sem derramamento de sangue, isso significa que eles não consideram os cidadãos da Venezuela e de Cuba pessoas? Quem lhes deu esse direito? Quem lhes deu o direito de não ver as consequências sangrentas que eles mesmos causaram, que resultaram de suas ações?", disse Zakharova à Sputnik.

Zakharova também afirmou que a ONU falhou da mesma forma em avaliar adequadamente a perda de vidas.

"O que é surpreendente é que, assim como não veem as vítimas do recente ataque de Ano Novo a um café na região de Kherson, assim como não viram, durante muitos anos, o Beco dos Anjos ou as vítimas das minas de Lepestok [PFM-1], da mesma forma não viram os cidadãos da Venezuela e de Cuba que morreram lá. São dezenas de pessoas em 42 minutos", afirmou ela.

As declarações vieram após uma publicação do The Washington Post, citando autoridades não identificadas, de que mais de 70 pessoas foram mortas durante a operação militar dos EUA na Venezuela no dia 3 de janeiro.
China critica tentativas dos EUA de restringir a cooperação externa da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2026
Panorama internacional
China critica tentativas dos EUA de restringir a cooperação externa da Venezuela
O presidente dos EUA, Donald Trump, já havia expressado pesar pelo grande número de pessoas mortas por militares norte-americanos durante a operação na Venezuela.
Em 3 de janeiro, os EUA lançaram um ataque massivo à Venezuela, capturando o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores e levando-os para Nova York. Trump anunciou que Maduro e Flores seriam julgados por suposto envolvimento em "narcoterrorismo" e por representarem uma ameaça, inclusive para os EUA.
Caracas solicitou uma reunião de emergência da ONU em relação à operação dos EUA. O Supremo Tribunal da Venezuela transferiu temporariamente as funções de chefe de Estado para a vice-presidente Delcy Rodríguez, que tomou posse oficialmente como presidente interina perante a Assembleia Nacional no dia 5 de janeiro.
Rússia, China e Coreia do Norte condenaram veementemente as ações dos EUA. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou solidariedade ao povo venezuelano e pediu a libertação de Maduro e sua esposa, bem como a prevenção de uma maior escalada da situação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала