- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA apreendem 5º petroleiro perto de Trinidad, diz mídia

Comando Europeu dos Estados Unidos
Comando Europeu dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2026
Nos siga no
Nesta sexta-feira (9), a Guarda Costeira dos Estados Unidos tomou o controle do petroleiro Olina perto da ilha de Trinidad, sendo esse o quinto navio apreendido pelos EUA nos últimos dias, segundo o The Wall Street Journal.
De acordo com as informações do jornal, o navio havia realizado viagens à Venezuela e operava sob a bandeira de Timor-Leste.
Vale ressaltar que o Comando Sul das Forças Armadas dos EUA confirmou a captura do petroleiro Olina no mar do Caribe.
Segundo o comando, a operação foi realizada por uma força-tarefa da Marinha dos Estados Unidos, que incluiu os navios USS Iwo Jima, USS San Antonio e USS Fort Lauderdale, no âmbito da "Operação Lança do Sul", destinada a reprimir atividades ilegais e "restaurar a segurança no Hemisfério Ocidental".

"Nossas forças conjuntas e interagências enviaram uma mensagem clara esta manhã: 'não há refúgio seguro para criminosos'", destacou o comunicado.

A operação contou ainda com o desembarque de fuzileiros navais e marinheiros do porta-aviões USS Gerald R. Ford.
Um homem usando uma máscara facial passa por um mural representando uma bomba de petróleo e a bandeira venezuelana, em uma rua de Caracas, em 26 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2026
Panorama internacional
‍Petroleiras dos EUA não buscam aumento de produção na Venezuela, aponta analista
Por sua vez, o The New York Times afirmou que um grupo de 15 petroleiros conseguiu escapar do bloqueio marítimo imposto pelos EUA à Venezuela, em uma tentativa coordenada de fuga.
Os analistas do jornal chegaram a essa conclusão com base na análise de imagens de satélite e em conversas com um militar norte-americano, que falou sob condição de anonimato.
A publicação informou também que outro navio do grupo, o M. Sophia, foi interceptado pelas forças norte-americanas no mar do Caribe.
"A maioria dos navios, carregados com petróleo, está a centenas de quilômetros da costa e parece estar se dirigindo para leste, rumo à África e à Europa", ressaltou a reportagem.
Em meados de dezembro, os EUA iniciaram um bloqueio naval parcial às exportações de petróleo venezuelano e, desde então, já apreenderam cinco petroleiros que tentavam comercializar o produto.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (6) que as autoridades interinas da Venezuela vão entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos EUA. Segundo ele, o produto é de alta qualidade, está sob sanções e será vendido ao preço de mercado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала