Oficiais de inteligência do Irã detêm agente do Mossad
15:31 10.01.2026 (atualizado: 17:33 10.01.2026)

© Reprodução/Redes sociais
/ Nos siga no
Agentes da Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (Irã) (IRGC, na sigla em inglês) detiveram um agente da agência de inteligência israelense Mossad, informou neste sábado (10) a agência de notícias Tasnim.
"A organização de inteligência informou a detenção de um cidadão estrangeiro que foi enviado ao país pela inteligência israelense para coletar informações e avaliar as consequências das ações terroristas de seus agentes", diz o comunicado.
Os protestos no Irã começaram no fim de dezembro de 2025 devido à desvalorização da moeda local, o rial iraniano. O principal foco das manifestações foram as fortes oscilações da taxa de câmbio e seu impacto nos preços do atacado e do varejo. Nesse contexto, o presidente do Banco Central do Irã, Mohammad Farzin, renunciou ao cargo e foi substituído por Abdolnasser Hemmati.
Em várias cidades iranianas, os protestos terminaram em confrontos com a polícia e foram acompanhados por palavras de ordem contra o atual sistema político. Houve registros de vítimas tanto entre as forças de segurança quanto entre os manifestantes.
Segundo o Banco Central do Irã, a taxa anual de inflação chegou a 38,9%, enquanto o rial se desvaloriza rapidamente. Nos últimos meses, a moeda atingiu várias vezes mínimas históricas frente ao dólar. Em maio de 2018, antes da retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear, o valor não oficial do dólar girava em torno de 50 mil riais. Atualmente, no mercado paralelo, o dólar ultrapassa 1,4 milhão de riais.


