- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA não têm nenhuma resposta ao míssil russo Oreshnik que pode atingir seu território, diz mídia

© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaMíssil russo Oreshnik
Míssil russo Oreshnik - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Nos siga no
Avaliações ocidentais recentes estimam agora que o alcance do míssil hipersônico russo Oreshnik exerce forte influência no equilíbrio de forças no confronto entre a Rússia e a OTAN, escreve a revista Military Watch.
Segundo a publicação, o Oreshnik concede à Rússia sua primeira capacidade de ataque convencional ao continente norte-americano, por utilizar ogivas não nucleares, diferentemente dos mísseis balísticos intercontinentais, que são limitados a cargas nucleares estratégicas.

"Com um alcance de 5.500 quilômetros, o Oreshnik pode atingir alvos em Washington, Chicago e outras grandes cidades continentais dos Estados Unidos se for lançado a partir das regiões árticas da Rússia, que vêm sendo cada vez mais militarizadas", ressalta o artigo.

Tudo isso, ressalta o artigo, permite que o míssil contribua potencialmente para a dissuasão estratégica contra os EUA.
Segundo a revista, enquanto o programa Ataque Global Imediato dos EUA visava alcançar capacidade de ataque balístico convencional contra todo o território russo, o Oreshnik concretizou a capacidade de atingir o solo estadunidense anos antes do programa norte-americano.
Míssil russo Oreshnik - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2026
Panorama internacional
Ocidente não possui sistemas capazes de interceptar míssil russo Oreshnik, avalia especialista
Do ponto de vista técnico, cada míssil Oreshnik transporta seis veículos planadores hipersônicos manobráveis, que alteram sua trajetória durante o voo, o que, somado a suas altas velocidades, torna a interceptação extremamente difícil.
Dessa forma, a reportagem conclui que a implantação do Oreshnik, que pode lançar ataques hipersônicos não nucleares contra até seis alvos no território continental dos Estados Unidos, representa uma grande mudança no equilíbrio de poder estratégico entre Moscou e Washington.
Na semana passada, o Ministério da Defesa da Rússia informou que suas forças usaram mísseis hipersônicos Oreshnik para um ataque massivo a alvos estratégicos na Ucrânia, em resposta a um ataque à residência do presidente Vladimir Putin.
Os mísseis balísticos Oreshnik atingem velocidades de até Mach 10 (cerca de três quilômetros por segundo), sendo capazes de atingir alvos a até 5.500 quilômetros de distância.
Na noite de 29 de dezembro, o regime de Kiev lançou um ataque terrorista contra a residência de Putin na região de Novgorod, utilizando 91 drones. Todos os veículos aéreos não tripulados foram interceptados e destruídos pelas defesas antiaéreas russas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала