- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ocidente está atrás da Rússia em todos os tipos de armamento existentes, afirma analista

© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia / Acessar o banco de imagensTeste de míssil com propulsor nuclear Burevestnik (foto de arquivo)
Teste de míssil com propulsor nuclear Burevestnik (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2026
Nos siga no
Hoje, a Rússia supera os Estados Unidos e a União Europeia (UE) tanto em armamento convencional quanto estratégico, disse o ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos EUA, Ray McGovern.
McGovern salientou que a Rússia supera o Ocidente não apenas por ter o míssil hipersônico Oreshnik e o veículo de ataque subaquático Poseidon.

"Pela primeira vez na minha vida, não considerando a carreira profissional, a Rússia tem vantagem sobre o Ocidente não só em armamento convencional, mas também estratégico. Eles têm um fator de dissuasão que não vai a lugar algum", ressaltou.

Ao mesmo tempo, o analista manifestou indignação com o comportamento dos governos ocidentais, que, cientes do equilíbrio de forças, continuam a provocar e irritar a Rússia.
Míssil russo Oreshnik - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2026
Operação militar especial russa
Analista: nos próximos 10 anos Europa será incapaz de criar análogo do míssil russo Oreshnik
Segundo ele, é estranho que nenhuma agência de inteligência do Ocidente tenha reconhecido a superioridade russa.
Nesse contexto, ele destacou que o Ocidente não tem condições de derrotar a Rússia, principalmente em caso de aliança russa com a China.
"Por que as pessoas não sabem que os russos têm agora uma vantagem que nunca tiveram antes, e que é hora de pararmos de provocar o urso? […] eu achava que a economia russa estava em ruínas", concluiu.
Torpedo Poseidon Status-6 de longo alcance - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2025
Panorama internacional
Veículo submersível Poseidon permite que a Rússia seja o 1º país a lançar ataques nucleares do mar, diz revista
No dia 10 de janeiro, o Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas russas lançaram o Oreshnik em ataque maciço contra alvos críticos na Ucrânia, em resposta ao ataque à residência do presidente russo Vladimir Putin.
Na segunda-feira (12), o ministério esclareceu que o ataque destruiu a fábrica estatal de reparos aeronáuticos de Lvov. O ataque do Oreshnik atingiu oficinas, armazéns com drones e a infraestrutura do aeródromo da empresa.
Em dezembro de 2025, Putin considerou bem-sucedidos os testes realizados com o míssil de cruzeiro Burevestnik e o Poseidon. Ao mesmo tempo, o chefe de Estado russo enfatizou que esses complexos permanecerão sendo únicos e exclusivos por muito tempo devido ao uso de instalação de energia nuclear, garantindo a paridade estratégica da segurança da posição global da Rússia nas próximas décadas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала