- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Queremos os poderosos': Trump explica convite a Putin para Conselho da Paz

© AP Photo / Markus SchreiberO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após reunião do Fórum Econômico Mundial, em janeiro de 2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após reunião do Fórum Econômico Mundial, em janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump explicou por que convidou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para integrar o Conselho da Paz criado pela Casa Branca.
Ao ser questionado pela CNN, Trump afirmou que gostaria de estar cercado de pessoas com "influência enorme" no Conselho da Paz.

"Há algumas pessoas controversas nele, porém são pessoas que fazem o trabalho acontecer. São pessoas que têm uma influência enorme. Se o conselho fosse composto apenas por 'bebês', não haveria muito a ser feito. Então, ele foi convidado."

O Conselho da Paz é um órgão criado pelos Estados Unidos para supervisionar a aplicação do cessar-fogo na Faixa de Gaza e suas etapas, como a instituição de um novo governo alinhado à Autoridade Palestina.
Segundo Trump, o Conselho da Paz realizará o trabalho que as Organização das Nações Unidas (ONU) deveriam ter feito.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está entre os convidados por Trump para integrar o órgão. O Itamaraty confirmou o convite feito ao presidente brasileiro, mas o Palácio do Planalto ainda não confirmou se Lula irá aceitar participar do conselho.
Presidente russo Vladimir Putin durante o programa Resultados do Ano em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Panorama internacional
Putin agradece convite de Trump ao Conselho da Paz e oferece US$ 1 bi em ativos congelados
O convite de Trump para Lula é visto positivamente pela chancelaria, sendo um bom sinal na retomada de relações entre o Brasil e os Estados Unidos após atritos do tarifaço e a inclusão de figuras políticas brasileiras na lista da Lei Magnitsky.
No entanto, sua participação gera preocupações, uma vez que a política externa brasileira é baseada no respeito e uso dos instrumentos internacionais multilaterais, como a ONU.
Outros membros do Conselho incluem o secretário de Estado, Marco Rubio, o enviado especial da Casa Branca Steve Witkoff, Jared Kushner, genro de Trump, Tony Blair, ex-premiê do Reino Unido, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, o empresário bilionário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente de Trump que atua no Conselho de Segurança Nacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала