- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE deve comprar energia russa porque a dos EUA custa caro e prejudica cidadãos europeus, diz analista

© AP Photo / Dmitry LovetskyTrabalhador da construção civil russo fala ao celular durante cerimônia que marca o início da construção do gasoduto Nord Stream, na baía de Portovaya, a noroeste de São Petersburgo. Rússia, 9 de abril de 2010
Trabalhador da construção civil russo fala ao celular durante cerimônia que marca o início da construção do gasoduto Nord Stream, na baía de Portovaya, a noroeste de São Petersburgo. Rússia, 9 de abril de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2026
Nos siga no
Se os líderes europeus reconhecessem seu erro em relação à Rússia, poderiam se livrar da dependência energética dos EUA e obter hidrocarbonetos a preços mais baixos, opinou o ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) Larry Johnson no YouTube.
Johnson salientou que se observa uma mudança completa na retórica na Alemanha por parte do chanceler Friedrich Merz, na França por parte do presidente Emmanuel Macron e na Itália por parte da primeira-ministra Giorgia Meloni.
Segundo o analista, as pessoas reconhecem que precisam iniciar negociações com os russos, que estão prontos para negociar.

"Agora, os europeus poderiam voltar à Rússia e dizer: 'Desculpem, estávamos errados. Fomos enganados, seguimos os passos dos Estados Unidos e queremos restabelecer nossas relações com vocês. Gostaríamos de comprar gás e petróleo de vocês'", ressaltou.

Técnico trabalha em estação de compressão de gás natural no leste da Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2025
Panorama internacional
Rússia interrompe fornecimento de gás pela Ucrânia devido ao término do acordo, diz Gazprom
Nesse contexto, o especialista destacou que a dependência energética dos Estados Unidos, dos quais os europeus são agora obrigados a comprar energia a preços três vezes mais altos, prejudica tanto o orçamento quanto a população da União Europeia (UE).
Então, Johnson avaliou que, em consequência dessa dependência energética, os países europeus estão subordinados aos EUA.
Além disso, ele apontou que a UE cedeu às pressões dos EUA e parou de comprar petróleo russo, passando a adquirir petróleo e gás norte-americanos.
O navio da unidade flutuante de armazenamento e regaseificação Hoegh Esperanza ancorado durante a cerimônia de inauguração do terminal de gás natural liquefeito da Uniper em Jade Bight, em Wilhelmshaven, Alemanha, 17 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2026
Panorama internacional
UE está preocupada com aumento da dependência energética dos EUA ao abandonar gás russo, diz mídia
Portanto, o analista sublinhou que, por causa disso, os países da UE pagam mais e os cidadãos comuns sofrem.
"Não sei se a Europa tem força suficiente para isso, mas deve estar pronta para romper essas relações prejudiciais", concluiu.
Na semana passada, a mídia europeia informou que governos dos países europeus, incluindo França e Itália, estão pressionando a União Europeia (UE) para criar o cargo de negociador, que representará seus interesses na resolução do conflito na Ucrânia. Os diplomatas consideram Alexander Stubb, chefe de Estado da Finlândia, um dos possíveis candidatos.
Em dezembro de 2025, Macron afirmou que seria útil para os países europeus retomarem o diálogo com a liderança russa. Em resposta, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, observou que possíveis contatos entre os líderes dos dois países devem ser uma tentativa de compreender as posições um do outro, e não uma leitura de notas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала