- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Próxima etapa do acordo sobre Gaza será desarmamento do Hamas, não a reconstrução, afirma Netanyahu

© AP Photo / Ariel SchalitO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante coletiva de imprensa em Jerusalém, em dezembro de 2025
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante coletiva de imprensa em Jerusalém, em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2026
Nos siga no
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (26) que a próxima etapa do plano para a Faixa de Gaza será o desarmamento do movimento Hamas e a desmilitarização do território, e não a sua reconstrução.
Ao discursar no Parlamento israelense, pouco após o governo divulgar que o corpo do último refém israelense retornou ao país, Netanyahu declarou que cumpriu a missão moral e ética de trazer de volta ao país todos os sequestrados vivos e mortos. Segundo o premiê, dos 255 reféns capturados, 168 foram resgatados com vida.
"Nós trouxemos de volta a Israel todos os nossos reféns, vivos e mortos, e hoje o último deles. A próxima etapa é o desarmamento do Hamas e a desmilitarização da Faixa de Gaza e não a reconstrução. Estamos interessados em avançar com essa etapa, não em adiá-la, e é isso que faremos. Quanto mais rápido desarmarmos o Hamas e desmilitarizarmos Gaza, mais rapidamente alcançaremos os objetivos da guerra", afirmou.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento oficial - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2026
Notícias do Brasil
'Nulo a longo prazo': não interessa ao Brasil compor Conselho da Paz, avaliam analistas
Em janeiro, o enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Steve Witkoff, anunciou o início da segunda fase do plano de paz norte-americano para a Faixa de Gaza. Essa etapa prevê a criação de uma administração palestina de transição, o desarmamento do Hamas e a reconstrução da região.
No fim do ano passado, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução proposta pelos Estados Unidos para a resolução da situação na Faixa de Gaza. A medida recebeu o apoio de 13 dos 15 membros do Conselho, com Rússia e China se abstendo.
O plano prevê, entre outros pontos, uma administração internacional temporária em Gaza e a criação de um Conselho de Paz sob a presidência de Trump.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала