- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula e Emmanuel Macron conversam por telefone sobre relações bilaterais, EUA e Venezuela

© AP Photo / Christophe Petit TessonO presidente francês Emmanuel Macron (D), aperta a mão do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma coletiva de imprensa conjunta no Palácio do Eliseu, em Paris, 5 de junho de 2025
O presidente francês Emmanuel Macron (D), aperta a mão do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma coletiva de imprensa conjunta no Palácio do Eliseu, em Paris, 5 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Nos siga no
Os presidentes também deram seguimento ao diálogo frequente que mantêm sobre a cooperação bilateral, em especial nos temas de defesa, ciência e tecnologia e energia.
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, falaram nesta terça-feira (27) sobre a proposta de Conselho da Paz apresentada pelos Estados Unidos e a situação na Venezuela. Na ligação, os líderes também condenaram o uso da força em violação ao direito internacional e concordaram a respeito da importância da paz e da estabilidade na América do Sul e no mundo.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento oficial - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2026
Notícias do Brasil
'Nulo a longo prazo': não interessa ao Brasil compor Conselho da Paz, avaliam analistas
Ambos defenderam o fortalecimento das Nações Unidas e concordaram que iniciativas de paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU). A França já tinha anunciado que não irá participar do Conselho, enquanto o Brasil ainda está para confirmar sua adesão ou não.
Os presidentes também deram seguimento ao diálogo frequente que mantêm sobre a cooperação bilateral, em especial nos temas de defesa, ciência e tecnologia e energia. A esse respeito, comprometeram-se a instruir suas equipes técnicas a ultimar as negociações em curso, com vista à conclusão de acordos ainda no primeiro semestre de 2026.
Anteriormente, o líder brasileiro conversou com o presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a cooperação entre Brasil e EUA no combate ao crime organizado, a questão humanitária em Gaza – inclusive que um assento no Conselho da Paz seja destinada a Palestina – e uma reforma abrangente na ONU sobre a ampliação do Conselho de Segurança da entidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала