- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula se reúne com líderes da Bolívia e do Chile para avançar integração regional

© Foto / Ricardo Stuckert / Palácio do Planalto / Acessar o banco de imagensO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à dir.), em encontro com o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz (à esq.)
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à dir.), em encontro com o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz (à esq.) - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Nos siga no
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu, nesta quarta-feria (28) com o seu homólogo boliviano, Rodrigo Paz, às margens da do Fórum Econômico Internacional da America Latina e Caribe.
Segundo o Planalto, os presidentes discutiram rotas de integração entre os dois países, como o acesso de La Paz a portos, investimentos energéticos e o combate ao crime organizado na Amazônia. Lula também convidou Paz para uma visita de Estado no primeiro semestre deste ano.

"Os presidentes instruíram seus ministros de Relações Exteriores a fazerem levantamento de projetos prioritários em curso como etapa preparatória ao encontro no Brasil", informou o Planalto em nota.

Na última terça-feira (27), Lula também esteve com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast. Ambos trataram da conexão do Brasil ao Pacífico por meio de portos chilenos e parcerias em energia renovável e segurança regional.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (segundo da esq. para a dir.), durante fotografia de família durante o Fórum Econômico Internacional da América Latina - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Panorama internacional
Fragmentados, América Latina e Caribe precisam de agenda técnica para seguirem juntos, dizem analistas
Segundo o governo brasileiro, o encontro durou cerca de 1 hora e meia, no qual "ambos reiteraram a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile".
"Os dois líderes trataram ainda da necessidade de promover a estabilidade regional, reforçar a segurança pública e intensificar ações conjuntas de combate ao crime organizado, reconhecendo a importância da cooperação para enfrentar desafios comuns."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала