- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Manifestantes vão às ruas em todo o Brasil em protesto contra o sequestro de Maduro

© Sputnik / Guilherme CorreiaManifestantes se reúnem em São Paulo para protestar contra o sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
Manifestantes se reúnem em São Paulo para protestar contra o sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Nos siga no
Manifestantes protestaram nesta quarta-feira (28) contra o sequestro do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da primeira-dama e deputada Cilia Flores, pelos Estados Unidos. É previsto que Maduro seja julgado em Nova York.
Em São Paulo (SP), ato ocorreu de forma pacífica e teve início por volta das 17h em frente ao Theatro Municipal, no Centro.
Candidato à presidência nas últimas eleições, Leonardo Péricles afirmou à Sputnik Brasil que a manifestação desta quarta-feira faz parte de movimento mundial contra o imperialismo e o risco de um novo conflito em nível global.

"Essa manifestação é parte de um movimento mundial de luta em solidariedade ao povo venezuelano e também de repúdio ao imperialismo, sobretudo o imperialismo norte-americano e o risco que ele coloca o mundo, inclusive de culminar numa Terceira Guerra Mundial nessa disputa entre os grandes países imperialistas."

Para ele, o ato reafirma a "grande farsa que foi a invasão da Venezuela", que tem correlação direta com a busca pelo petróleo venezuelano.

"Qualquer contradição que um povo tenha tem que ser resolvida em território nacional, então exigimos a libertação do presidente Nicolás Maduro e da deputada federal Cilia Flores, que foram sequestrados e nós não podemos admitir uma ação como essa do imperialismo norte-americano, uma vez que os nossos países estão de algum modo ou outro submetidos aos grandes monopólios e grupos imperialistas e há uma necessidade de rompimento com essa cadeia."

Foram confirmados atos em 12 cidades brasileiras, no total, sendo 10 capitais. No Norte, em Manaus (AM) e Belém (PA); no Nordeste, em Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL) e Salvador (BA); no sudeste, em São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro (RJ); no Sul, em Porto Alegre (RS); e no Centro-Oeste, em Brasília (DF).
Os atos são organizados por movimentos sociais e políticos e fazem parte de articulação internacional de solidariedade ao povo do país caribenho e de repúdio à escalada militar, econômica e diplomática na região. Estavam previstos movimentos também em outros países da América Latina.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (segundo da esq. para a dir.), durante fotografia de família durante o Fórum Econômico Internacional da América Latina - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Panorama internacional
Fragmentados, América Latina e Caribe precisam de agenda técnica para seguirem juntos, dizem analistas
Especialistas entendem que a ação abre precedente para novas intervenções em território latino-americano, sob alegação de combate ao narcotráfico e da "segurança nacional", mesmo sem provas.
Segundo a mídia, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, deverá avisar hoje ao Senado que a presidente interina, Delcy Rodríguez, poderá ser deposta, assim como Maduro, caso não coopere com Trump.
Durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar "indignado" com a ofensiva americana. Ele a classificou como um desrespeito com a integridade territorial, e disse que a América do Sul é um "território de paz".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала