- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Opções do Irã para responder a ataque dos EUA incluem mísseis avançados e 'fechamento do Hormuz'

© AP Photo / Fars News Agency / Mahdi MarizadNavio de guerra iraniano Alborz, em primeiro plano, se prepara antes de deixar as águas do Irã, no estreito de Ormuz, 7 de abril de 2015
Navio de guerra iraniano Alborz, em primeiro plano, se prepara antes de deixar as águas do Irã, no estreito de Ormuz, 7 de abril de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Nos siga no
Com o aumento das tensões entre EUA e Irã e a redução das oportunidades para um acordo negociado, a iminência de um ataque estadunidense ao país persa gera uma série de hipóteses sobre a retaliação que virá por parte de Teerã.
Em entrevista a Sputnik, o especialista em direito internacional Hadi Issa Dalul afirmou que os EUA estavam plenamente cientes de que as tentativas de incluir as alianças regionais do Irã e seu arsenal de mísseis nas negociações nucleares do ano passado, na Jordânia, levariam a um impasse.
Embora o Irã não tenha um plano ou política de ataque preventivo, comentou, a resposta a será dura e multifacetada, "atingindo locais e países específicos, incluindo vários alvos em Israel”, alertou Dalul.
Trump voltou a pressionar Teerã ontem (28) a aceitar um acordo sobre seu programa nuclear, ameaçando um ataque ainda mais devastador que a operação de 2025. O Irã já rejeitou possíveis negociações e prometeu resposta dura. O presidente estadunidense também afirmou que uma frota de navios, maior que a enviada à Venezuela e liderada pelo USS Abraham Lincon pode ser utilizada a qualquer momento.
Porta-aviões USS Gerald R. Ford durante teste de resistência na costa leste dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Panorama internacional
Trump envia 'armada' ao Irã e eleva risco de confronto militar, alertam especialistas chineses
"O Irã desenvolveu sistemas de mísseis capazes de inutilizar ativos militares dos EUA, além de ter a capacidade de fechar o Estreito de Hormuz", observou o especialista, referindo-se ao ponto estratégico de navegação por onde passa cerca de 20% da demanda diária mundial de petróleo.
Ele acrescentou que uma retaliação iraniana poderia fragmentar a liderança dos EUA, "pois ninguém quer ser responsabilizado por danos ou perdas, especialmente depois de o Irã tê-los alertado com antecedência".
"Se houver algum debate em Washington sobre atacar ou não o Irã, ele ocorre entre "pessoas racionais que entendem e reconhecem as capacidades do Irã [...] falcões imprudentes, indiferentes às consequências", disse Dalul.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала