- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia continuará agindo com responsabilidade apesar do término do tratado Novo START, diz Moscou

© SputnikVasily Nebenzya, representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, em uma reunião da 78ª Sessão do Conselho de Segurança da ONU na sede da entidade em Nova York, EUA, foto publicada em 20 de setembro de 2023
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, em uma reunião da 78ª Sessão do Conselho de Segurança da ONU na sede da entidade em Nova York, EUA, foto publicada em 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2026
Nos siga no
Embora a Rússia e os Estados Unidos já não estejam vinculados a nenhumas obrigações sob o tratado Novo START, Moscou continuará a agir com responsabilidade, afirmou à mídia russa o embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya.
Nebenzya afirmou que a Rússia ainda não recebeu nenhuma reação final e claramente formulada de Washington à proposta do presidente russo, Vladimir Putin, de manter o status quo. Portanto, Moscou vai prosseguir agora do fato de que ambas as partes não estão vinculadas a nenhuma obrigação no contexto do acordo.

"No entanto, em qualquer caso, o nosso país agirá com responsabilidade e ponderação, com base na análise da situação no campo da estabilidade estratégica", ressaltou o diplomata russo.

Ao mesmo tempo, Nebenzya ressaltou que a Rússia ainda está pronta para trabalhar em pé de igualdade para corrigir a situação no campo de segurança internacional.
O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas ressaltou que os países ocidentais estão há muito tempo no caminho de corroer a arquitetura global de não proliferação nuclear. Os acordos bilaterais sobre controle de mísseis nucleares, tanto soviético-americanos quanto russo-americanos, foram realmente desmantelados, afirmou ele.

"Devido ao curso hostil do governo Joe Biden, a implementação total do próprio tratado Novo START foi suspensa ainda em 2023. E, em 5 de fevereiro deste ano, deixou completamente de funcionar", adicionou.

Portanto, a situação na esfera da estabilidade estratégica realmente deixa muito a desejar, constatou Nebenzya.
Testes de míssil do cruseiro russo Burevestnik - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2026
Panorama internacional
Analista militar explica por que EUA precisam do Novo START mais do que a Rússia
O diplomata russo lembrou que o líder russo declarou anteriormente a prontidão de Moscou de aderir às principais restrições quantitativas do tratado Novo START por mais um ano, após o que, dependendo da situação, tomará decisões sobre seu subsequente cumprimento voluntário.
O tratado Novo START, assinado entre a Rússia e os Estados Unidos, expirou em 5 de fevereiro e não foi prorrogado por culpa dos Estados Unidos. Washington disse que espera concluir um documento melhor, estendendo-o à China.
Na questão da participação da China, Moscou parte do fato de que este é um assunto de Pequim e respeita qualquer decisão do lado chinês.
Ao mesmo tempo, a Rússia enfatizou que, se expandir o escopo desse tratado, então será preciso incluir os aliados dos EUA na OTAN que possuem armas nucleares, o Reino Unido e a França, cujo potencial nuclear não é levado em conta em nenhum tratado de estabilidade estratégica.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала