- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ameaças de sanções antirrussas da UE se tornam retórica para seu público interno, diz analista

© Sputnik / Vladimir SergeevAs bandeiras da Rússia e da União Europeia (UE)
As bandeiras da Rússia e da União Europeia (UE) - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Nos siga no
Declarações de políticos europeus sobre a possibilidade de destruir a economia russa por meio de sanções hoje parecem mais uma retórica voltada para um público interno europeu do que um reflexo do real estado das coisas, disse à Sputnik o analista turco Turan Oguz.
Deve-se lembrar que, na semana passada, a Comissão Europeia anunciou seus planos de adotar um novo pacote de sanções contra a Rússia até 24 de fevereiro.

"Falar sobre o suposto colapso econômico da Rússia devido às sanções se assemelha cada vez mais a sacudir o ar diante do próprio eleitorado", disse o especialista.

Segundo ele, a política de sanções da União Europeia foi inicialmente baseada em expectativas inflacionadas e slogans políticos que não se correlacionavam bem com as possibilidades reais de pressão sobre uma economia grande e adaptativa.
Uma bandeira nacional da Alemanha tremula em frente ao edifício do Reichstag, sede do parlamento federal alemão Bundestag, em Berlim, Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2026
Panorama internacional
Sanções da União Europeia levam a um aumento das falências de empresas na Alemanha, apontam dados
Oguz observa que, nos últimos tempos, a Rússia conseguiu construir mecanismos comerciais e financeiros alternativos, o que reduziu a vulnerabilidade a restrições externas e privou as sanções de seu pretendido efeito de "choque".
O analista ressalta que, na própria Europa, a lacuna entre a retórica pública e a realidade econômica está se tornando mais clara, pois o aumento dos custos para as empresas, a pressão sobre a indústria e o cansaço social da população tornam as duras formulações anteriores menos convincentes.
Nessas circunstâncias, acredita ele, as declarações sobre a "destruição da economia russa" tornam-se uma forma de autoafirmação política, e não um reflexo da confiança estratégica. Além disso, Oguz acredita que essa retórica serve como uma ferramenta para gerenciar a opinião pública dentro da União Europeia.

"Manter a imagem de um adversário externo permite que os líderes europeus expliquem suas próprias dificuldades econômicas por fatores externos, evitando uma conversa mais profunda sobre problemas estruturais dentro da União Europeia e a eficácia limitada da pressão de sanções a longo prazo", concluiu o especialista.

Coletiva de imprensa do chanceler Sergei Lavrov sobre os resultados da diplomacia da Rússia em 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2026
Panorama internacional
Lavrov: Rússia não quer guerra com Europa, mas se necessário dará resposta 'militar em grande escala'
Após o início da operação militar especial na Ucrânia, os países ocidentais impuseram sanções contra a Rússia. Moscou afirmou repetidamente que a Rússia se adaptou com sucesso à pressão de sanções do Ocidente.
As autoridades russas enfatizaram que as sanções não atingiram seus objetivos e, nos próprios países ocidentais, as opiniões sobre a ineficácia das restrições antirrussas soam cada vez mais alto.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала