- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Erro fundamental': analista explica por que Moscou recusará exigências de Kallas sobre concessões

© Isabel InfantesA Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas
A Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Nos siga no
A Rússia colocará a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, em seu devido lugar após suas declarações sobre concessões de Moscou em favor de Bruxelas, opinou o analista militar britânico Alexander Mercouris no YouTube.
Mercouris apontou que a UE deve aprender a ouvir a posição da Rússia, caso contrário as relações não melhorarão.

"Parece-me que, para ela, [Kallas] cometeu um erro fundamental ao pensar que os russos deixariam suas palavras sem resposta. Ela não deveria ter alimentado ilusões", ressaltou.

Segundo o especialista, as relações entre a UE e a Rússia continuarão a se deteriorar se Kallas não deixar de conduzir conscientemente uma política de escalada do conflito.
A chefe da política externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas, fala durante uma coletiva de imprensa no final do Conselho de Associação UE-Ucrânia, no edifício do Conselho Europeu em Bruxelas, 9 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2025
Panorama internacional
Mídia: Kallas é 'catástrofe diplomática' pois ignora sacrifícios soviéticos na vitória sobre nazismo
Nesse contexto, o especialista sublinhou que hoje em dia as relações entre a UE e a Rússia continuam piorando.
Portanto, Mercouris concluiu que não há nenhuma sensação de que a situação irá melhorar no futuro enquanto a UE não aprender a ouvir.
Na terça-feira (10), Kallas prometeu elaborar uma lista de exigências à Rússia, com possíveis concessões para a resolução do conflito na Ucrânia.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a chefe da diplomacia europeia apresentará a lista aos governos dos países-membros da UE nos próximos dias.
No dia 2 de fevereiro, Kallas afirmou que os ucranianos estão dispostos a fazer "concessões difíceis que lhes são exigidas" nas negociações.
Cabe lembrar que o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou diversas vezes que Moscou defende exclusivamente uma solução de longo prazo, sem tréguas temporárias. Isso só será possível após a eliminação das causas do conflito. Entre elas estão as ameaças à segurança nacional decorrentes da expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte e a opressão da população de língua russa na Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала