Rússia e EUA discutem diferenças entre o Novo START e um possível novo acordo, diz Vance
11:39 11.02.2026 (atualizado: 12:05 11.02.2026)

© AP Photo / Andrew Harnik
Nos siga no
A Rússia e os EUA estão discutindo um substituto ao Novo START, disse o vice‑presidente J.D. Vance, que defendeu limitar a proliferação nuclear e afirmou confiar em um desfecho positivo nas negociações, apesar do impasse após a expiração do tratado.
A Rússia e os Estados Unidos estão discutindo as diferenças entre um possível novo acordo de controle de armas e o antigo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START), afirmou o vice-presidente norte-americano J.D. Vance nesta quarta-feira (11).
"O Tratado [Novo] START é uma parte importante do regime de não proliferação nuclear. Ele vai mudar em relação ao que era antes, e isso faz parte da negociação que estamos conduzindo com os russos. Então, como vocês sabem, vamos continuar conversando com as pessoas. Vamos continuar tentando limitar a proliferação nuclear", disse Vance a repórteres.
O vice-presidente acrescentou que a disseminação de armas nucleares para mais países seria o pior cenário possível para Washington e expressou confiança em alcançar um resultado positivo nas negociações.
O Novo START russo-americano expirou em 5 de fevereiro. O presidente norte-americano Donald Trump disse naquele dia que Washington deveria ter seus especialistas nucleares trabalhando em um novo tratado, aprimorado e modernizado, que pudesse durar por muito tempo. Ele descreveu o tratado Novo START como um acordo mal negociado pelos Estados Unidos.
Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que a Rússia estava preparada para continuar a cumprir as restrições do Novo START por um ano, após 5 de fevereiro de 2026. Ele explicou que as medidas para cumprir as restrições do tratado seriam eficazes se os Estados Unidos fizessem o mesmo. Os EUA não emitiram uma resposta formal, permitindo que o pacto nuclear expirasse.


