- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: Trump quer ganhar popularidade para Conselho da Paz ao declarar que ele substituirá a ONU

© Daniel TorokO presidente Donald Trump recebe o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em uma reunião bilateralno clube Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida
O presidente Donald Trump recebe o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em uma reunião bilateralno clube Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2026
Nos siga no
As discussões sobre a possibilidade de o Conselho da Paz, criado por iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tornar uma alternativa ou substituição à Organização das Nações Unidas (ONU) fazem parte de uma estratégia para atrair atenção para a nova estrutura, disse à Sputnik Nikita Tatishev, analista político de Belarus.
Segundo Tatishev, a estrutura da ONU foi formada, entre outras coisas, por uma burocracia interna muito poderosa e detalhadamente descrita.

"Acredito que todas as conversas sobre o Conselho da Paz poder substituir ou ser uma alternativa à ONU são, em grande parte, conversas de marketing. A maneira mais fácil de destacar essa organização e de organizar algum tipo de relações públicas é contrapô-la a uma grande organização, em particular à ONU", ressaltou.

Na opinião do analista, trata-se de uma estratégia informativa por parte daqueles que promovem o Conselho da Paz.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.), em encontro com o seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Kuala Lumpur, na Malásia, em outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2026
Panorama internacional
Lula e Trump conversam por telefone sobre 'Conselho da Paz'
Ele especificou que isso não é ruim em si, trata-se de uma jogada normal, mas deve ser encarada apenas como parte da propaganda informativa do Conselho da Paz e nada mais do que isso.
Nesse contexto, o especialista lembrou que a estrutura da ONU foi formada, em grande parte, graças a uma poderosa burocracia interna com regras detalhadas.
Por sua vez, o Conselho da Paz, continuou o analista, demonstrou apenas sua carta, que regulamenta em grande medida o trabalho do presidente e as eleições do conselho executivo, mas os mecanismos de resolução de conflitos são descritos em termos muito gerais.
Além disso, Tatishev salientou que o trabalho prático do Conselho da Paz determinará seu lugar nas relações internacionais.

"No geral, porém, neste momento, a organização ainda é vista como uma poderosa plataforma de diálogo moderada pelos Estados Unidos", concluiu.

Bandeiras da União Europeia em Bruxelas. - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Panorama internacional
UE enfrentará em breve divisão severa devido ao Conselho da Paz proposto por Trump, diz analista
Anteriormente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, agradeceu a Trump pelo convite para integrar o recém-criado Conselho da Paz, iniciativa anunciada pela Casa Branca com foco na mediação de conflitos internacionais, como a guerra na Faixa de Gaza.
Segundo Putin, Moscou recebeu um convite pessoal de Trump para participar da nova estrutura internacional. A declaração foi feita durante reunião com os membros permanentes do Conselho de Segurança da Federação da Rússia.
Putin também anunciou que a Rússia está disposta a destinar US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) ao Conselho da Paz, valor que seria proveniente de ativos russos congelados pelos países europeus.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала