Segundo a mídia, mais uma coluna de veículos blindados de transporte de pessoal e outros veículos militares chegou à província turca de Hatay, situada na fronteira com a Síria. O equipamento bélico, deslocado de diversas unidades militares, chegou à estação ferroviária de Iskenderun para reforçar os destacamentos posicionados na fronteira síria.
Anteriormente, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que Ancara estava prestes a começar a operação no leste do rio Eufrates, bem como na cidade síria de Manbij contra a milícias curdas, se os EUA não as retirassem de lá. A agência sublinha as críticas do governo turco em relação ao apoio que os EUA têm prestado às Unidades de Proteção Popular (YPG) na Síria. A Turquia considera o YPG um grupo terrorista.
Posteriormente, Erdogan destacou que decidiu adiar o início da operação militar na Síria após uma conversa telefônica com o presidente norte-americano Donald Trump, depois da qual Trump tomou a decisão de retirar as tropas norte-americanas da Síria.