O cessar-fogo, anunciado por um porta-voz do LNA, cobrirá toda a parte ocidental do país, e entrará em vigor à meia-noite.
"O comando principal do LNA anuncia um cessar-fogo a partir de 0h, horário local [19h de Brasília], de 12 de janeiro, no oeste do país. O outro lado [Governo do Acordo Nacional (GNA)] também deve aderir a essa trégua. Em caso de violação, haverá uma resposta dura", disse o porta-voz Ahmed Mismari através de um comunicado.
Na última quarta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, concordaram sobre uma posição comum em relação à Líbia, solicitando um cessar-fogo abrangente a partir da meia-noite de 12 de janeiro. Eles também pediram a todas as partes em conflito que iniciassem negociações.
Atualmente, o leste da Líbia é controlado pelo LNA, enquanto o GNA opera na parte ocidental. Mas a situação política no país se deteriorou ainda mais nos últimos meses, quando o Exército Nacional Líbio lançou uma nova ofensiva na capital, Trípoli, controlada pelo Governo do Acordo Nacional, apoiado pela ONU e pela Turquia.