Durante o festival o país exibiu sua força militar, bem como tecnologia civil, contudo, os caças atraíram a maior parte da atenção. Além disso, os drones também foram destaque no festival.
Helicópteros ATAK, veículo aéreo de combate não tripulado (TIHA) Bayraktar Akinci e aviões Hurkus produzidos pela Turquia se apresentam durante o Teknofest 2021, o Festival Tecnológico, Espacial e de Aviação no Aeroporto de Ataturk, em Istambul.
O mais novo modelo de drone, o Akinci, possui dois motores e uma envergadura de 20 metros, além de pesar seis toneladas na decolagem, segundo a agência de notícias AFP.
"Estes drones vão ser nacionais, então a Turquia apoiou suas empresas e start-ups. Nós fomos uma start-up há 20 anos, sete pessoas", afirmou Haluk Bayraktar, diretor executivo da Baykar, fabricante do drone Akinci.
Anteriormente, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o país pretende se tornar líder mundial na fabricação de drones.
Akinci possui uma massa de voo de seis toneladas e consegue transportar 1.350 kg de carga útil, além disso, é munido com "bombas inteligentes" e equipado com tecnologia de inteligência artificial para navegação. Todos os componentes são fabricados na Turquia.