Nesta sexta-feira (28), o presidente, Vladimir Putin, realizou uma reunião operacional com membros permanentes do Conselho de Segurança da Rússia.
Em conjunto ao Ministério das Relações Exteriores, o líder preparou uma versão atualizada do conceito de política externa, o qual levou em consideração as mudanças na política internacional nos últimos cinco anos.
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia
© Sputnik / Maria Devakhina
De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o novo conceito começou a ser tratado e será "refinado".
"Houve uma discussão conceitual da minuta preparada. E após os resultados, há uma instrução do presidente para refinar e depois adotar o conceito", afirmou.
Hoje (28), a agenda do governo russo foi, em partes, baseada em assuntos externos. Mais cedo, Putin teve uma conversa por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, e tratou sobre a situação entre a Ucrânia, a OTAN e os EUA.
O chefe de Estado disse a Macron que a aliança e Washington não consideraram as preocupações de Moscou ao responderem por escrito às demandas da Rússia em torno do tópico na quarta-feira (26).
"As respostas dos EUA e da OTAN ainda não consideram as principais preocupações da Rússia, como impedir a expansão da OTAN para o leste, abandonar a implantação de sistemas de ataque perto das fronteiras russas, bem como retroceder a capacidade militar e a infraestrutura do bloco na Europa para a posição de 1997, quando o Ato Fundador entre a Rússia e a OTAN foi assinado", disse a nota divulgada pelo Kremlin.