O clube turco, além da multa, foi punido com o fechamento parcial de suas arquibancadas devido ao comportamento de seus torcedores durante um jogo de qualificação da Liga dos Campeões contra o Dínamo de Kiev, da Ucrânia.
Segundo o site da organização, aos 57 minutos da partida o atleta do Dínamo de Kiev Vitaly Buyalsky fez um gesto provocativo aos torcedores do Fenerbahce logo após marcar um gol na equipe turca.
Em resposta, as arquibancadas começaram a gritar: "Vladimir Putin". De acordo com relatos da mídia, por causa disso, o técnico do Kiev, Mircea Lucescu, não apareceu na coletiva de imprensa pós-jogo.
Posteriormente, o Fenerbahce condenou o comportamento de seus torcedores, mas o presidente do clube, Ali Koc, disse que o time turco não pediria desculpas à Ucrânia por causa do incidente.
Os visitantes do Dínamo venceram o jogo por 2 a 1, eliminando o Fenerbahce do torneio.
Em fevereiro, a FIFA e a UEFA suspenderam os times e as seleções da Rússia de todos os torneios organizados pela federação e pela união. A UEFA também anunciou o fim da parceria com a Gazprom, uma de suas principais patrocinadoras.