Panorama internacional

Putin quer estreitar relações com Coreia do Norte, diz mídia estatal norte-coreana

Presidente russo, Vladimir Putin (à direita), se reúne com o líder norte-coreano, Kim Jong-un
Segundo agência de notícias do país, Putin enviou carta expondo a intenção a Kim Jong-un. Aproximação entre os países é uma má notícia para EUA e o Ocidente.
Sputnik
A agência estatal de notícias norte-coreana, KCNA, informou neste domingo (14) que a Rússia pretende estreitar os laços com o país.
Segundo a mídia, o líder Kim Jong-un recebeu uma carta do presidente russo, Vladimir Putin, sinalizando a intenção de "expandir as relações bilaterais por meio de comum esforço".
Segundo noticiado pela Reuters, a carta foi entregue em celebração ao Dia da Libertação da Coreia, comemorado em 15 de agosto. Foi nessa data, em 1945, que a península coreana se livrou do jugo do Império do Japão. Na carta a Kim, segundo a KCNA, Putin disse que o estreitamento de relações é do interesse de ambos os países e ajudaria a fortalecer a segurança na península.
Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, durante uma reunião trilateral com o presidente norte-americano e o presidente japonês nas margens da cúpula da OTAN em Madri, 29 de junho de 2022
Panorama internacional
Coreia do Sul vai ajudar economicamente Coreia do Norte em troca da desnuclearização
Armada com bombas nucleares e liderada por um chefe de discurso beligerante, a Coreia do Norte sempre foi um foco de preocupação para os Estados Unidos e o Ocidente, e a aproximação com a Rússia agravará o temor.
Após passar um tempo fora do noticiário devido ao alastramento da COVID-19 no país, a Coreia do Norte retornou aos jornais neste ano afirmando ter controlado a pandemia. O país voltou a realizar testes nucleares, que acenderam o alerta na Organização das Nações Unidas (ONU). No fim de julho, Kim ameaçou matar militares sul-coreanos e disse que seu país está "totalmente preparado" para qualquer conflito militar com os EUA.
Comentar