Panorama internacional

Turquia: acordo para pagar gás russo em rublos entrará em vigor em breve

Informação foi dada pelo ministro da Energia turco, Fatih Donmez, que acrescentou que as obras da usina nuclear de Akkuyu, feitas em cooperação com a Rússia, devem ser concluídas em 2023.
Sputnik
O acordo sobre o pagamento de 25% do gás russo fornecido à Turquia em rublos entrará em vigor em breve. A informação foi dada neste domingo (19), pelo ministro da Energia turco, Fatih Donmez.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin em Samarcanda na semana passada. As partes concordaram em pagar 25% do fornecimento de gás russo à Turquia em rublos e resolveram questões referentes à construção da usina nuclear de Akkuyu, no sul da Turquia.
Panorama internacional
Bloomberg: Putin ajuda Erdogan a estabilizar economia turca antes das próximas eleições
"A Turquia pagará 25% do gás natural comprado da Rússia em rublos. O acordo correspondente entrará em vigor em breve. O fato de a Turquia comprar gás da Rússia em rublos em vez de dólares reduzirá a necessidade de dólares e reduzirá custos", disse Donmez.
O ministro turco também falou sobre as obras na usina nuclear de Akkuyu, afirmando que seguirão "em ritmo acelerado" e que a primeira unidade deve ser concluída em 2023.
"Chegou-se a um acordo sobre a central nuclear de Akkuyu. Nosso ministério, especialmente nosso presidente, fez esforços intensos para unir as partes e superar os problemas. Depois de algum tempo, o trabalho continuará em ritmo acelerado. O cronograma do projeto é obrigatório para nós. Devemos concluir a primeira unidade em 2023", disse Donmez.
Comentar