Comentando os referendos realizados, Erdogan admitiu estar preocupado com o fato de os territórios virem a integrar a Rússia.
"Isso pode acontecer, já que o senhor Putin, que eu conheço, se ele tem alguma coisa em mente, certamente vai fazê-lo, e esta situação é dessas", disse Erdogan, citado pela agência Anadolu.
"Por esta razão, considero muito importante a nossa conversa prevista para amanhã [quinta-feira, 29]. Espero que paremos a questão no ponto em que está e iniciemos a diplomacia", acrescentou o presidente turco.
Anteriormente, o líder turco afirmou que esperava realizar uma conversa telefônica com Putin na quinta-feira (29). O porta-voz do líder russo, Dmitry Peskov, comunicou ontem, quarta-feira (28), que não estavam previstas conversas telefônicas do presidente Putin com o seu homólogo turco.
Os referendos sobre a adesão à Rússia foram realizados de 23 a 27 de setembro nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como nas regiões libertadas de Kherson e Zaporozhie. Na República Popular de Donetsk, 99,22% dos eleitores se manifestaram a favor da adesão; na RPL – 98,42%; na região de Kherson – 87,05; na região de Zaporozhie – 93,11%. Na semana passada, o líder russo Vladimir Putin declarou que a Rússia apoiaria as decisões tomadas pelos moradores de Donbass e das regiões de Zaporozhie e Kherson.