A Turquia tem se posicionado como mediadora entre a Rússia e a Ucrânia em meio ao conflito na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, assegurando uma série de acordos entre os dois lados.
A Turquia está desempenhando um papel positivo nesse aspeto, de acordo com o que disse Ceyhun Bozkurt, jornalista e escritor turco, em declarações à Sputnik.
"Isso demonstra que a Rússia considera a Turquia confiável. O corredor de grãos, o não alinhamento com as sanções, a manutenção do diálogo com a Rússia, os esforços da Turquia para alcançar a paz entre a Rússia e a Ucrânia, inspiram confiança. Este é um desenvolvimento positivo. A atitude da Turquia também é positiva", comentou Bozkurt.
Sobre os planos para construir um centro de gás na Turquia, o jornalista explicou que Fatih Donmez, ministro da Energia e Recursos Naturais do país, referiu que isso é possível, e a ideia foi discutida entre Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin, presidentes turco e russo, respectivamente.
"Esperamos que o processo tenha um resultado positivo e que este passo dado pela Turquia e pela Rússia permita que a Europa se livre [...] da dependência política dos Estados Unidos e aja de forma mais independente", apontou o jornalista.
"Se depois de tal centro ser estabelecido for determinada uma política de preços em que o gás será mais barato para a Turquia, então um preço diferente poderá ser aplicado para a Europa. Se o gás for mais barato para a Turquia, isso será uma vantagem, e isso também influenciará também a opinião do povo turco. As relações turco-russas têm sido sabotadas ao longo dos anos. O fortalecimento das relações turco-russas aumentará o sentimento positivo na sociedade turca em relação à Rússia", crê.
Hasan Turan, deputado turco do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) governista e membro do Grupo de Amizade Parlamentar Turco-Russo, também elogiou a iniciativa e a postura geral de Ancara.
"Graças à sua política equilibrada e pacífica, a Turquia se tornou um centro de confiança e estabilidade. O anúncio do presidente russo [a respeito da criação de um centro de gás] é uma consequência do fato de que a Turquia demonstrou ser um país em que se pode confiar e cuja opinião é respeitada, que foi capaz de construir relações diplomáticas bem-sucedidas", frisou ele à Sputnik.
Já na opinião de Bulent Turan, vice-presidente do grupo parlamentar do AKP, que falou igualmente à Sputnik, "a Turquia desempenhou um papel fundamental, reconhecido por todos, na resolução da crise dos grãos e na garantia da segurança alimentar".
Para ele, a Turquia, "com sua posição geopolítica estrategicamente importante", tem a capacidade de desempenhar um determinado papel em solucionar a crise energética na Europa.