Panorama internacional

Putin diz que Rússia prioriza desenvolvimento científico no Ártico e quer maior cooperação na região

Líder destacou que a nova estação de inverno russa Vostok está sendo construída rapidamente, o que permitirá "aos nossos cientistas excelente oportunidade para realizar pesquisas em larga escala" no continente.
Sputnik
Nesta quinta-feira (10), o presidente russo, Vladimir Putin, declarou virtualmente aos participantes do fórum internacional Arctic Days and Antarctica in Moscow (Dias do Ártico e Antártica em Moscou na tradução) que a Rússia prioriza o desenvolvimento dos territórios árticos.
"Nosso país sempre dá atenção prioritária às questões de desenvolvimento harmonioso e pleno dos territórios árticos e ao aumento de nossa presença científica na região antártica", disse Putin.
O presidente acrescentou que Moscou planeja fortalecer a cooperação internacional nessas regiões e realizar programas comuns em vários campos.
"Em setembro, começou a expedição científica na plataforma automotora resistente ao gelo Polo Norte 41. Este projeto de alta tecnologia permite o monitoramento durante todo o ano do ambiente natural da região e fornece de forma confiável todas as condições para o complexo e heroico trabalho de exploradores."
Ao mesmo tempo, Putin enfatizou que muito precisa ser feito para criar um sistema estatal de monitoramento que reduza os riscos climáticos e ecológicos e garanta o desenvolvimento permanente das cidades e vilarejos do norte da Rússia, bem como a implementação bem-sucedida de grandes projetos industriais e de infraestrutura.
Panorama internacional
Rússia continuará desenvolvendo projetos do Conselho do Ártico, apesar do boicote ocidental
"O importante trabalho na Antártica continuará, a nova estação de inverno russa Vostok está sendo construída rapidamente, o que proporcionará aos nossos cientistas uma excelente oportunidade para realizar pesquisas em larga escala no continente, aproveitando a moderna base", afirmou.
Além disso, o líder russo expressou sua confiança de que o evento será realizado com sucesso e prometeu que as ideias, propostas e iniciativas dos participantes serão levadas em consideração.
O fórum internacional Arctic and Antarctic Days in Moscou acontece de 10 a 11 de novembro na capital russa e reúne autoridades, organizações públicas e ambientais e a imprensa.
Comentar