O presidente russo Vladimir Putin propôs nomear Andrei Belousov como Ministro da Defesa da Federação da Rússia, conforme informou o Conselho da Federação da Rússia.
Já Sergei Shoigu, que ocupava o cargo anteriormente, será secretário do Conselho de Segurança do país.
"O Conselho da Federação recebeu candidatos propostos pelo presidente russo, Vladimir Putin, para os cargos de chefes de vários ministérios e departamentos federais. Foi enviado o nome de cargo de Andrei Removich Belousov para ministro da Defesa", informou.
Conforme o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Putin decidiu que a pasta deveria ser liderada por um civil aberto à inovação e a ideias avançadas.
Putin também indicou nomes para outros cargos no país: Sergei Lavrov (ministro das Relações Exteriores), Vladimir Kolokoltsev (ministro do Interior), Aleksandr Kurenkov (ministro para Situações de Emergência) e Konstantin Chuichenko (ministro da Justiça). Já Aleksandr Bortnikov vai ocupar o chefia do Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em inglês) e Viktor Zolotov será chefe da Guarda Nacional.
Belousov foi vice-primeiro-ministro do governo russo em 2020
Em 2020, Andrei Belousov foi vice-primeiro-ministro do governo russo. Nascido em 17 de março de 1959, é formado na Faculdade de Economia da Universidade de Moscou e entre 2000 e 2006 ocupou o cargo de diretor-geral do Centro de Análise Macroeconômica e Previsão de Curto Prazo, atuando como conselheiro externo do presidente da Federação da Rússia.
De 2006 a 2008, foi vice-ministro do desenvolvimento econômico e do comércio, e depois vice-ministro para Desenvolvimento Econômico. Já entre 2012 a 2013, Belousov trabalhou como ministro para Desenvolvimento Econômico e na sequência foi assistente do presidente da Federação da Rússia e mais tarde integrou o Gabinete de Ministros.