"Os ucranianos comuns estão sendo atirados para este moedor de carne inútil contrariamente à sua vontade, contrariamente aos interesses do seu país. É possível impedir isso simplesmente mandando embora Zelensky, sua cúpula e todas as autoridades do Maidan. Coloque-os onde merecem estar — nomeadamente, na lata de lixo da história", disse ele durante reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) sobre a Ucrânia.
Nebenzya enfatizou, ainda nesta terça-feira (14), que o objetivo da Rússia é justamente impedir o "moedor de carne" ucraniano.
Vale ressaltar que os países ocidentais têm fornecido ajuda militar e financeira maciça a Kiev desde o início da operação militar da Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
O Kremlin tem alertado consistentemente contra a continuação da entrega de armas, dizendo que isso levaria a uma nova escalada do conflito.
Em abril de 2022, Moscou enviou uma nota diplomática a todos os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre a questão do fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia se tornaria um alvo legítimo para a Rússia.