Notícias do Brasil

Vice-presidente do Parlasul propõe usar fundos do Mercosul para ajudar estado do RS

Em meio à tragédia mortal ocorrida no Rio Grande do Sul, um dos vice-presidentes do Parlasul, o Parlamento do Mercosul, sugeriu a liberação de recursos de um fundo comum do bloco para ajudar em ações emergenciais e de reconstrução do estado.
Sputnik
O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) propôs usar uma verba do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, o Focem, que é formado a partir de contribuições dos países-membros (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) para projetos de desenvolvimento.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o Focem tem disponíveis cerca de R$ 350 milhões. A proposta de Chinaglia é que R$ 105 milhões deste montante sejam destinados aos afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul.
Segundo a mídia, o deputado, que é vice-presidente do Parlasul como representante do Brasil, fez a proposta ao Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão que define as ações estruturantes do bloco.
Notícias do Brasil
Senado aprova suspensão da dívida do RS por 3 anos; projeto segue para sanção de Lula
As enchentes e o transbordamento de rios e lagos após fortes chuvas afetaram 461 dos 497 municípios do estado, deixando mais de 618 mil pessoas fora de casa e 154 mortos. O Rio Grande do Sul continua em alerta, visto que as previsões apontam para fortes chuvas ao longo da próxima semana, conforme noticiado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar