De acordo com essas fontes, após receber informações de que o helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ibrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, caiu, o Ministério das Relações Exteriores enviou o pedido de assistência de resgate com visão noturna ao Ministério da Defesa iraniano às 20h (horário local) do domingo (19).
Então, o helicóptero Cougar partiu imediatamente de Diyarbakir para Van. Enquanto os preparativos para o pedido de helicóptero do Irã continuavam, o Ministério da Defesa Nacional turco recebeu a aprovação presidencial para o uso de drones no exterior às 22h20.
Drone decolou de Batman às 23h30
Considerando a possibilidade de o helicóptero não conseguir voar devido às más condições meteorológicas, foi comunicado ao lado iraniano, através do Ministério das Relações Exteriores turco, que a busca e detecção poderiam ser realizadas com o drone Akinci, que possui alto nível de capacidade de detecção e visão noturna em condições climáticas adversas. Assim, a operação poderia ser iniciada imediatamente se solicitada.
Depois que as autoridades iranianas aceitaram a oferta do drone, o Akinci desarmado decolou da cidade de Batman às 23h30, chegou ao local do acidente às 00h45 e começou a trabalhar.
As informações obtidas durante o reconhecimento e a vigilância realizados na área do acidente foram imediatamente compartilhadas com as autoridades iranianas. Às 02h36 foi feito contato visual com o helicóptero acidentado, e as coordenadas dos destroços foram transmitidas às autoridades iranianas.
Foi assegurada uma coordenação contínua com todas as instituições governamentais e autoridades iranianas através de adidos.
O drone Akinci, que completou com sucesso sua missão, retornou ao espaço aéreo turco às 06h45.
Detalhes sobre a operação
A operação de busca e salvamento realizada por Bayraktar Akinci foi realizada em condições muito perigosas.
A operação seguiu, apesar das condições climáticas adversas, como chuva, nuvens, nevoeiro, tempestades, rajadas, bem como condições desfavoráveis, como terreno montanhoso acidentado na região onde o vento às vezes chegava a 160 quilômetros por hora.
Apesar de todas essas negatividades, o drone voou até 300 pés (aproximadamente 100 metros) nas montanhas para tirar imagens e localizar os destroços.
Na maior parte das atividades de busca e salvamento realizadas no Irã, o voo foi feito descendo abaixo do nível das nuvens e até cerca de 9 mil pés (aproximadamente 2,7 quilômetros) em um vale profundo, abaixo dos 9,7 mil pés (2,9 quilômetros), o obstáculo de maior altitude na região.
Voo de busca durou mais de 7 horas
Segundo fontes de segurança, a operação foi realizada assumindo todos os riscos e com a consciência da criticidade da missão. O drone Akinci na área-alvo foi comandado via satélite Turksat usando apenas comunicação por satélite. O vídeo ao vivo foi transferido para as autoridades iranianas por meio do Centro de Comando das Forças Armadas da Turquia.
A equipe de suporte técnico da Akinci no Azerbaijão esteve pronta durante toda a missão para intervir no caso de uma possível emergência.
O UAV Bayraktar Akinci, que realizou um voo de busca e resgate de aproximadamente 7,5 horas na área-alvo, percorreu um total de 2,1 mil quilômetros no céu, logo acima da área do acidente.