Panorama internacional

Putin destaca o papel da África na resolução de questões da agenda internacional

Os países africanos desempenham um papel cada vez mais importante na abordagem de questões prementes da agenda internacional, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (23).
Sputnik

"Os países africanos alcançaram sucessos geralmente reconhecidos na esfera econômica e social e estão desempenhando um papel cada vez mais importante na resolução de questões atuais na agenda internacional", enfatizou Putin em uma mensagem de felicitações dirigida aos chefes de Estado e aos governos africanos no Dia da África.

O presidente russo felicitou os países africanos e sublinhou que a celebração do Dia da África simboliza a vitória dos povos do continente "sobre o colonialismo, a sua aspiração à liberdade, paz e prosperidade".
Além disso, Putin observou que, dentro da União Africana, bem como em várias estruturas sub-regionais, a interação construtiva está se expandindo, sendo criados mecanismos de resposta coletiva a conflitos locais e situações de crise, e os processos de integração estão em constante avanço.
Panorama internacional
Por que a Rússia é vista com certa desconfiança por parte de alguns brasileiros?

Moscou anuncia abertura de embaixadas russas em vários países da África

A Rússia se prepara para abrir embaixadas no Sudão do Sul, no Níger e em Serra Leoa, disse nesta quinta-feira (23) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
"Estamos agora nos preparando para abrir missões diplomáticas de pleno direito em Serra Leoa, no Níger e na República do Sudão do Sul", disse o ministro durante uma recepção em celebração ao Dia da África.
Anteriormente, o chefe da diplomacia russa informou que, antes do final de 2024, está prevista a abertura das portas da Embaixada russa em Serra Leoa. Lavrov também destacou que existe atualmente um crescimento no comércio russo-africano.

"Observamos o crescimento do comércio russo-africano. No ano passado, aumentou 30% e ascendeu cerca de US$ 25 bilhões (aproximadamente R$ 129 bilhões)", destacou o chanceler.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar