Essas declarações foram feitas poucos dias depois que a Casa Branca confirmou que Biden havia concedido permissão a Kiev para usar sistemas de armas fornecidos pelos EUA para ataques no interior da Rússia.
A Ucrânia pressionou para que as restrições ao uso de armas estrangeiras fossem retiradas depois que as tropas russas lançaram uma nova ofensiva na região de Carcóvia no mês passado e libertaram vários povoados ao longo da fronteira.
"Estamos preocupados com a escalada desde o início desta guerra. E essas preocupações permanecem válidas", disse Kirby à ABC News no domingo (2). "O presidente disse que não quer ser responsável por iniciar a Terceira Guerra Mundial. Não estamos à procura de um conflito com a Rússia, outra potência nuclear."
A Casa Branca observou anteriormente que a proibição do uso de "[mísseis] ATACMS ou ataques de longo alcance dentro da Rússia não mudou". A Rússia, no entanto, disse que Kiev já estava usando os ATACMS e outras armas de longo alcance para atingir alvos na Crimeia, em Donbass, bem como nas regiões de Zaporozhie e Kherson.