Panorama internacional

Coreia do Norte parece estar desmantelando linha ferroviária intercoreana, diz Coreia do Sul

Segundo o Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano, eles estão monitorando a aparente demolição de "partes da ferrovia Donghae". Apesar disso, ela nunca entrou em funcionamento.
Sputnik
O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (5) que detectou "sinais" de que a Coreia do Norte estava demolindo várias seções da linha ferroviária intercoreana, em um "aparente movimento para apagar o legado de intercâmbio e cooperação entre as duas nações".

"Como recentemente houve sinais de que partes da ferrovia Donghae estão sendo demolidas, estamos monitorando a situação", disse o serviço estatal em um comunicado, citado nesta quarta pela agência sul-coreana Yonhap, acrescentando que a demolição envolveu um dormente na seção norte da via.

A linha ferroviária foi construída em 2006, depois que os dois países concordaram em restaurá-la, em 2000, quando aconteceu a primeira cúpula entre Pyongyang e Seul.
A Donghae ligava as duas Coreias por 27 quilômetros ao longo da costa leste, mas nunca foi colocada em operação.
Panorama internacional
Coreia do Sul suspenderá acordo militar com Coreia do Norte em meio às tensões bilaterais
Seul anunciou na terça-feira (4) sua intenção de retomar as operações militares perto da linha de demarcação com a Coreia do Norte, depois que aquela suspendeu o pacto intercoreano para reduzir as tensões na península assinado em 2018.
A Coreia do Norte tem se afastado da meta de reunificação com seu vizinho desde dezembro de 2023, quando, durante uma reunião plenária com o Comitê Central do partido, o líder Kim Jong-un anunciou uma mudança de rumo e definiu a nação vizinha como "o país hostil número um". A mudança aconteceu em meio à continuação da deterioração das relações entre as duas Coreias sob o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar