Panorama internacional

Aliados de Israel, EUA sancionam 'grupo extremista' do país por obstruir ajuda humanitária a Gaza

O Departamento de Estado dos EUA anunciou, em comunicado emitido nesta sexta-feira (14), que sancionará o "grupo extremista" israelense Tzav 9 por obstruir a distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Sputnik
"O Departamento de Estado designa hoje que o Tzav 9, um violento grupo extremista israelense, está bloqueando, assediando e danificando comboios que transportam assistência humanitária vital para civis palestinos em Gaza", diz o comunicado.
Há meses que o Tzav 9 tenta impedir a entrega de assistência humanitária a Gaza, incluindo o bloqueio agressivo de estradas ao longo da rota entre a Jordânia e o enclave palestino, argumenta o ministério.
O grupo também danificou caminhões e jogou fora insumos de ajuda humanitária.
Panorama internacional
'Saia justíssima': tentativa de interferência política de Israel nos EUA abala relação entre aliados
Washington recordou de um incidente ocorrido em 13 de maio, no qual o Tzav 9 saqueou e incendiou dois caminhões perto da cidade palestina de Hebron. Da mesma forma, enfatizou que o governo israelense é responsável por garantir a segurança dos comboios humanitários que transitam pelo país e pela Cisjordânia.
Os EUA têm sido um dos principais parceiros israelenses na incursão em Gaza, fornecendo apoio financeiro e militar ao esforço de guerra do país hebreu. Washington, inclusive, é contrário às acusações feitas pela Corte Internacional de Justiça (CIJ) e rejeitou ser um genocídio a atuação de Israel na Palestina.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar