Panorama internacional

Sullivan demonstra irritação com ausência da China na cúpula sobre a paz na Ucrânia

Em coletiva à margem da cúpula, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA diz que gostaria de saber qual a posição de Pequim sobre os termos de Moscou para negociar a paz com Kiev.
Sputnik
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, atacou a China neste sábado (15), em uma coletiva à margem da cúpula sobre a paz na Ucrânia, na Suíça.
Sullivan afirmou que a ausência da China na cúpula mostra qual a posição de Pequim em relação ao conflito ucraniano e afirmou que outros países deveriam prestar atenção ao fato.
Ele disse ainda que gostaria de saber a posição do governo chinês em relação aos termos para negociação de paz apresentados pelo presidente russo, Vladimir Putin, nesta semana.
"Para ser honesto, penso que é necessário perguntar a países como a China: 'Acha que o que Putin estabeleceu é uma base aceitável para a paz?'", disse Sullivan.
Panorama internacional
Na cúpula sobre a Ucrânia, premiê do Timor-Leste pede que outros conflitos não sejam esquecidos
Na sexta-feira (14), em conversa com lideranças do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Putin apresentou os termos de Moscou para iniciar negociações de paz com Kiev.
"Assim que Kiev declarar a prontidão para tal decisão e iniciar uma retirada real das tropas dessas regiões, e também notificar oficialmente o abandono dos planos de adesão à OTAN, o nosso lado imediatamente, literalmente no mesmo minuto, seguirá a ordem de cessar-fogo e iniciará negociações. Repito, faremos isso imediatamente", disse o presidente russo.
O presidente russo ressaltou a disponibilidade de Moscou para o diálogo, disse que a Rússia está consciente da sua responsabilidade em relação à estabilidade global e que se o Ocidente e Kiev rejeitarem a proposta, será deles a responsabilidade sobre o derramamento de sangue no conflito.
O Kremlin afirmou que procurar opções para resolver a situação no conflito ucraniano sem a participação da Rússia é absolutamente ilógico e fútil.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar