Panorama internacional

Premiê chinês não vai ao encontro com vice-chanceler alemão em meio a tensões com a UE, diz mídia

O vice-chanceler alemão Robert Habeck, que também é ministro de Assuntos Econômicos e Ação Climática do país, teria falhado em assegurar uma reunião com o primeiro-ministro chinês Li Qiang durante sua viagem de três dias à China, em meio a disputas econômicas e temores de uma guerra comercial.
Sputnik
Habeck chegou a Pequim ontem (22), onde esperava se encontrar com Li Qiang antes de viajar para Xangai no sábado, entretanto foi informado de que o encontro "não era possível na manhã antes da partida", escreve o jornal Die Welt, acrescentando que Habeck "não tem ideia" por que a reunião foi cancelada.
Em vez disso, o alto funcionário alemão se reunirá com "vários colegas do gabinete", assim o seu dia estará "cheio o suficiente", relata o jornal.

A viagem de três dias de Habeck à China é a primeira de um alto funcionário de um país da União Europeia (UE) desde que Bruxelas propôs novas tarifas para a China que poderiam afetar as empresas alemãs. Um pouco antes da chegada do vice-chanceler alemão, o Ministério do Comércio chinês alertou que a UE poderia desencadear uma "guerra comercial" se continuar a "escalar fricções comerciais".

Panorama internacional
Podemos solicitar investigações sobre carne suína e laticínios europeus, diz China após ação da UE
A advertência de Pequim vem após o anúncio da UE na semana passada de novas tarifas de até 38% sobre os fabricantes de veículos elétricos chineses, às quais Pequim respondeu lançando um inquérito antidumping destinado a certos produtos suínos do bloco.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar