Panorama internacional

Putin terá encontros com Erdogan, Xi Jinping e outras lideranças durante cúpula no Cazaquistão

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá reuniões separadas com os homólogos da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, da China, Xi Jinping, e outros líderes estrangeiros em meio à realização da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) no Cazaquistão.
Sputnik
O encontro dos líderes da SCO acontecerá entre quarta (3) e quinta-feira (4) em Astana. À margem da cúpula, Putin terá uma série de contatos bilaterais programados, conforme o assessor do presidente russo, Yuri Ushakov.
Durante o primeiro dia da viagem ao país, Putin terá encontros com os presidentes do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, do Azerbaijão, Ilham Aliyev, além do líder da Mongólia, Ukhnaagiin Khurelsukh, e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif. Também haverá negociações separadas entre Putin e Xi Jinping, com quem o presidente russo conversou recentemente durante uma visita de Estado à China.
Já na programação do dia seguinte está agendada uma reunião vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber.
O assessor presidencial não descartou a possibilidade de outros contatos bilaterais, que estão sendo organizados. Há expectativa de um encontro com o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, mas não estão previstas negociações bilaterais separadas em Astana.
Panorama internacional
Turquia e EUA estão negociando construção de usinas nucleares, diz Ancara

Encontro entre Putin e Erdogan

Uma das reuniões mais aguardadas será a de Putin com Erdogan, com relatos sobre a possibilidade de as negociações entre os dois países à margem da SCO surgirem há algumas semanas. Conforme o assessor Yuri Ushakov, há expectativa de discutir temas sensíveis, além das perspectivas de cooperação futura.
O canal de TV turco Habertürk, citando fontes, adiantou que a agenda do encontro incluirá a situação na Ucrânia e questões bilaterais, como a construção de um hub de gás na Turquia. Além disso, na última semana, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, afirmou que Ancara espera a visita do presidente russo, com a proposta do líder turco ainda em aberto. Na ocasião, Putin e Erdogan também tiveram uma conversa telefônica.
Panorama internacional
Mesmo com resistência do Ocidente, é inevitável que a Turquia entre no BRICS, diz político turco
O presidente turco condenou os atentados ocorridos no Daguestão e expressou suas condolências pelas vítimas. De acordo com o gabinete do líder turco, Erdogan também relatou o desejo de Ancara de acabar com todos os conflitos na região.
Mais tarde, membros do partido governista da Turquia sugeriram que Erdogan e Putin poderiam discutir a questão síria durante o encontro em Astana. O jornal Hürriyet pontuou na última segunda (1º) que os presidentes da Turquia e da Síria poderiam se encontrar com a mediação da Rússia. No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não comentou a questão.
Em relação à agenda bilateral, recentemente surgiram problemas com transferências de pagamento da Rússia para a Turquia, causados pelas sanções ocidentais. Segundo o embaixador russo Aleksei Erkhov, a situação continua tensa diante da pressão do Ocidente para minar a cooperação econômica e comercial entre Rússia e Turquia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar