Notícias do Brasil

Lula recupera comissão sobre mortos e desaparecidos políticos, extinta por Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinstalou a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que investiga as mortes e desaparecimentos políticos durante a ditadura militar.
Sputnik
"Declara a continuidade das atividades da Comissão Especial, na forma prevista no artigo 4º da Lei nº 9.140, de 4 de dezembro de 1995", diz o texto publicado no Diário Oficial da União. O documento restabelece a continuidade das atividades nos mesmos moldes de quando a lei foi criada.
A comissão é encarregada de mobilizar esforços para localizar os restos mortais das vítimas do regime militar brasileiro (1964–1985) e de emitir relatórios sobre possíveis indenizações do Estado a familiares. Ela havia sido encerrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2022.
Panorama internacional
Justiça argentina condena 10 agentes da ditadura à prisão perpétua por crimes contra a humanidade
Além de recuperar a comissão, Lula modificou seus integrantes, destituindo quatro pessoas vinculadas ao ex-presidente Bolsonaro.
Em julho do ano passado, a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, um grupo formado por dezenas de entidades em defesa dos direitos humanos, já havia pressionado o governo para reimplantar a comissão e cumprir com políticas públicas de reparação.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar