Panorama internacional

Membros da UE aumentaram gastos com defesa em 30% nos últimos 3 anos, revela Borrell

Os Estados-membros da União Europeia (UE) aumentaram os seus gastos conjuntos com defesa em 30% nos últimos três anos, enquanto em 2024, os gastos com defesa do bloco devem atingir aproximadamente 2% do PIB, disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, nesta quarta-feira (10).
Sputnik
"Nos últimos três anos, a despesa total [no setor da defesa] na Europa [...] aumentou 30% e neste ano atingiremos quase uma média conjunta de 2% [do PIB], não é suficiente, mas está muito melhor e está crescendo", disse o alto funcionário da UE durante o seu discurso na Cúpula do 75º Aniversário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Washington.
A cúpula da OTAN começou em Washington na terça-feira (9) e vai até quinta-feira (11).
No final de junho, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a UE precisava investir € 500 bilhões (cerca de R$ 2,9 trilhões) na defesa nos próximos dez anos.
Panorama internacional
EUA mantêm em segredo plano de adesão da Ucrânia na OTAN há 30 anos, revelam documentos

UE 'lamenta' mortes na Ucrânia, mas vai fornecer mais armas a Kiev

O bloco europeu "lamenta" que pessoas estejam morrendo na Ucrânia, mas continuará a fornecer armas a Kiev para contrariar as ações da Rússia, disse o chefe da política externa da UE, Josep Borrell, nesta quarta-feira.

"Certamente lamentamos que as pessoas estejam morrendo, mas os soldados ucranianos estão lutando e morrendo porque estão defendendo o seu país", disse Borrell durante um discurso na cúpula da OTAN, em Washington.

Borrell acrescentou ainda que a UE vai continuar a apoiar a Ucrânia.
"Estou feliz por ter ouvido o presidente [Joe] Biden [dos EUA] há pouco dizer que a Rússia não pode prevalecer, para isso temos de aumentar a nossa capacidade industrial [militar], colocando mais dinheiro na mesa, mais desenvolvimento tecnológico", disse Borrell.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar