Panorama internacional

Quase 7 em cada 10 democratas não querem Biden como candidato, aponta pesquisa

Quase sete em cada dez adultos que se consideram democratas nos Estados Unidos acham que o presidente Joe Biden deveria se retirar da corrida à presidência e dar lugar a outro candidato.
Sputnik
É o que aponta uma pesquisa do consórcio Associated Press-NORC Center for Public Affairs, publicada nesta quarta-feira (17).
Entre as pessoas que se identificam como democratas, 65% estimam que o atual presidente deveria abandonar a disputa, após o desempenho desastroso no primeiro debate contra o ex-presidente Donald Trump, no qual aquele parecia confuso e não conseguia terminar algumas frases.

"Há dúvidas crescentes sobre a capacidade mental de Biden para ser um presidente eficaz, e poucos adultos acreditam que ele possa vencer em novembro", afirmou a pesquisa.

Panorama internacional
Imprensa dos EUA expõe conspiração para destruir Biden, segundo seus maiores fãs
De acordo com o levantamento, realizado de 11 a 15 de julho e praticamente concluído antes da tentativa de assassinato de Trump, no último sábado (13), a maioria dos americanos considera Biden mais honesto, mas acredita que Trump tem mais probabilidades de ganhar as eleições e vê o republicano como tendo maior capacidade de lidar com uma crise.
No geral, 57% dos adultos dizem que Trump deveria se retirar da corrida e permitir que seu partido nomeasse um substituto. No entanto Trump mantém o apoio do seu partido, com 73% dos republicanos dizendo que ele deveria continuar na corrida.
Biden enfrenta uma resistência crescente do seu partido, com apenas 35% dos democratas acreditando que ele deveria permanecer na corrida. Além disso, só 37% dos azuis estão satisfeitos com Biden como candidato do partido — antes do debate, eram 42%. Mas o número de democratas insatisfeitos cresceu significativamente, de 38% para 48%. Em contraste, cerca de 6 em cada 10 republicanos continuam satisfeitos com Trump.
De acordo com a pesquisa, telefônica e realizada com 1.253 adultos, com uma margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, os democratas negros estão entre os maiores apoiadores de Biden. Metade deles diz que o presidente deveria continuar concorrendo, enquanto apenas um terço dos democratas brancos e hispânicos dizem o mesmo.
Panorama internacional
Mídia: com 'posição ainda mais radical sobre a Ucrânia', vice de Trump não vê Putin como ameaça
Os democratas mais jovens são mais propensos a querer que Biden desista da disputa. Três quartos dos democratas com menos de 45 anos preferem a saída do atual presidente, em comparação com 57% dos que têm mais de 45 anos.
Os democratas mais jovens estão especialmente insatisfeitos com Biden como candidato: cerca de 4 em cada 10 estão frustrados com o fato de ele ser o provável candidato do partido, em comparação com 16% dos democratas com mais de 45 anos.

Condição para desistência

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em uma entrevista a um canal de televisão que abandonaria a corrida presidencial se os médicos descobrissem que ele tem algum problema de saúde.

"Se eu tiver algum tipo de doença, se alguém, um médico, vier e disser 'Você tem tal ou tal problema'", disse Biden.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar